RESUMO CONTROLE SOCIAL

Páginas: 5 (1243 palavras) Publicado: 30 de março de 2015
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO - FACESF
BACHARELADO EM DIREITO

ALAN PABLO MENDES TEIXEIRA
EGLESTON GABRIEL ROSA LANZZIN
ERICI LOUISE B. R. GOMES DE CALADO
JANAIARA FLORENCIA FERREIRA DOS SANTOS
LUIZ HENRIQUE NOVAES MENEZES FONSECA







CONTROLE SOCIAL















BELÉM DO SÃO FRANCISCO
MARÇO DE 2015
ALAN PABLO MENDES TEIXEIRA
EGLESTON GABRIEL ROSALANZZIN
ERICI LOUISE B. R. GOMES DE CALADO
JANAIARA FLORENCIA FERREIRA DOS SANTOS
LUIZ HENRIQUE NOVAES MENEZES FONSECA

















CONTROLE SOCIAL

Trabalho como requisito para avaliação da 1a unidade da disciplina Sociologia Geral e Jurídica, solicitado pelo Prof. José Ricardo.












BELÉM DO SÃO FANCISCO
MARÇO DE 2015
CONTROLE SOCIAL

Controle Social é qualquer meio de levar as pessoas a secomportarem de forma socialmente aprovada. Logo, a socialização é o meio básico de controle social, já que é principalmente através da assimilação de valores, crenças e normas que o indivíduo pode comporta-se de modo socialmente aprovado. O controle social é, portanto, eficiente na medida em que os indivíduos não apenas baseiam suas ações no cálculo das recompensas e punições socialmente previstasrespectivamente para o cumprimento e a infração das normas sociais, mas também acreditam na legitimidade das regras socialmente impostas.

Ao conceituar socialização, encaramos tal processo como a aprendizagem e a interiorização dos elementos socioculturais, normas e valores do grupo social que se integram na estrutura da personalidade de indivíduo (pessoa social). A conformidade seria a açãoorientada para uma norma (ou normas) especial, compreendida dentro dos limites de comportamento por ela permitido ou delimitado. Por sua vez, o comportamento em desvio é conceituado não apenas como um comportamento que infringe uma norma por acaso, mas também como um comportamento que infringe determinada norma para qual a pessoa está orientada naquele momento; o comportamento em desvio consiste,pois, em infração motivada.

Punições e recompensas atuam sobre o comportamento do indivíduo na medida em que são dotados de um significado subjetivo para ele. Punições e recompensas somente possuem um sentido para os indivíduos quando partem de grupos com os quais eles se identifiquem e dos quais dependam para satisfazer a necessidade de aceitação social.

Gratificações e punições, em sociologiaque dizer sanções positivas e negativas, são instrumentos universais de controle social. O conjunto de sanções, positivas e negativas, existentes numa comunidade constitui motivação para que o indivíduo regule seu comportamento efetivando-o pelo desejo que tem de obter a aprovação e/ou evitar a reprovação de seus semelhantes, de receber recompensas que a sociedade oferece e evitar os castigos queela pode aplicar. Também controlam diretamente o comportamento desestimulando o mau procedimento e indiretamente aplicando as regras estabelecidas.

Todo sistema social compreende necessariamente um sistema de símbolos, valores e norma que dá sentido e orienta as sanções dos indivíduos na satisfação de suas necessidades. Algumas normas aplicam-se a todos os indivíduos, indiscriminadamente. Uma normaválida em determinada situação pode não ser aplicável a uma outra. A obrigação de respeitar a vida do próximo, na maioria das sociedades, se é válida para as situações de paz, não é válida na guerra, quando o indivíduo se depara com o inimigo. Nessa situação, o indivíduo tem não só o direito, mas o dever de eliminar o outro em decorrência do valor social predominante, nessa circunstância, dadefesa da pátria.

Alguns princípios preestabelecidos pela sociedade verbalmente expressas sã chamadas de Normas Explicitas, já outros não são formuladas por meio da palavra (códigos, leis).

O poder de indução (coerção) não depende das normas explicitas, uma vez que, assim, veria caracterizado como um sistema ditador e seriam mais fortes que as normas comutarias que são consagradas pelo costume....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo fatores de controle social
  • Resumo Controle Social
  • sociedade civil e controle social resumo
  • Resumos e resenhas: Anomia, controle social e instituições sociais.
  • RESUMO SOBRE OS DESAFIOS DO CONTROLE SOCIAL NA ATUALIDADE
  • Resumo: sociedade Civil e Controle Social “Desafios para o Serviço Social”
  • Sociedade de Controle e Controle Social
  • Controle social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!