Resumo conferência de Al Gore: Novas perspetivas sobre a crise climática

776 palavras 4 páginas
Al Gore: Novas perspetivas sobre a crise climática

A Religião quando bem entendida não tem a ver com crença mas com comportamento.
Mahatma Gandhy “Deves tornar-te a mudança que queres ver no mundo”
Al Gore é um grande defensor da mudança, das lâmpadas, de comprar híbridos, instalar painéis solares e poços geotérmicos. Mas mais importante ainda é mudar as leis.
Segundo ele, para podermos ser otimistas quanto às questões globais temos de ser cidadãos incrivelmente ativos na nossa cidadania.
Para resolver a crise climática temos de resolver a crise democrática.

Existem níveis diferentes de conflitos (locais, regionais e globais), cada um implica níveis de recursos e modelos organizacionais diferentes.
Os problemas ambientais são divididos nas mesmas categorias e o que nos preocupa habitualmente são problemas ambientais locais: a poluição do ar, a poluição da água, despejo de lixo perigoso, chuvas ácidas, etc.
A crise climática é um conflito raro, global e estratégico, mas tão importante. É um conflito global ou estratégico. Tudo é afetado e temos de organizar a nossa resposta (mobilização global, mundial para a energia renovável, a conservação e a eficiência para as energias renováveis e transição para a economia de baixo carbono). Podemos mobilizar recursos e vontade política.

De seguida, Al Gore apresentou diapositivos relativos a cobertura do Polo Norte no final do Verão nos últimos 28 anos e respetivo degelo. Comparou, também, a temperatura na superfície da Terra (59º F.) e de Vénus (855º F.) pois têm o mesmo volume e a mesma quantidade de carbono. A diferença é que na Terra, o carbono é tirado da atmosfera e colocado no solo (sob a forma de carvão, petróleo e gás natural) e em Vénus a maioria está na atmosfera.
É útil para a nossa estratégia de tirar o carbono do solo e coloca-lo o máximo na atmosfera… (risos).

Al Gore frisa ainda que 68% dos americanos acreditam que a atividade humana é responsável pelo aquecimento global. Ainda assim, numa

Relacionados

  • GLOBALIZAÇÃO
    10983 palavras | 44 páginas
  • Manual De Direitos Humanos
    273547 palavras | 1095 páginas