RESUMO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

2854 palavras 12 páginas
FORMAÇÃO DE GRUPOS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES

O grupo pode se definido como “o conjunto de dois ou mais indivíduos que se relacionam e são interdependentes e que se reúnem para conseguir objetivos específicos”. Os grupos podem ser formais ou informais.
Podemos classificar os grupos em grupos de comando, de tarefas, de interesses e de amizade. Os grupos de comando e de tarefas estão relacionados à organização formal, enquanto os grupos de interesses e amizade estão relacionados à alianças informais.
Grupos Informais: Grupos criados por iniciativa de seus próprios integrantes, para defender seus interesses ou atender a necessidades de convivência social.
Nornas de Conduta: Regras implícitas ou explícitas, criadas por grupos, que determinam o comportamento dos indivíduos.
Cultura Organizacional: Crenças, valores, preconceitos, cerimônias, rituais e símbolos adotados ou valorizados pela organização.
Clima Organizacional: Sentimentos positivos, negativos ou de indiferença, produzidos pela organização sobre seus dirigentes.
A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações. os grupos geralmente passam por uma sequência de cinco estágios evolutivos: formação, tormenta, normalização, desempenho e interrupção.

Cinco dimensões básicas: variedade de habilidades; amplitude da tarefa; importância da tarefa; autonomia, retroalimentação.
“Por que devo trabalhar mais do que este preguiçoso que ganha tanto quanto eu, embora produza apenas metade?” (Taylor, 1990).
A partir da década de 50, duas frentes de mudanças na organização industrial impulsionaram às ideias desenvolvidas pela escola sociotécnica:

Relacionados

  • Como a xerox uyilizou o benchmarking
    5089 palavras | 21 páginas