resumo como arquitetos e designers pensam

Páginas: 14 (3350 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2013
RESUMO COMO ARQUITETOS E DESIGNERS PENSAM
• PARTE 1

O livro fala sobre o processo de projeto, principalmente em Arquitetura, e busca aprofundar o conhecimento sobre os procedimentos e as atividades cognitivas do processo de projeto.
Existem vários livros que falam sobre a obra final produzida, mas não como os projetistas chegaram nesse resultado. Muitos acham que é mais fácil falar doprojeto do que do processo em si mas na verdade quando começam a escrever ou dizer sobre, descobrem que conseguem muito mais do que achavam. Também é importante falar do processo além da obra.
Como transferir o conhecimento projetual da mente humana para uma representação externa (projetar com desenho e computadores)?
Na década de 1950, arquitetos e engenheiros tentam aplicar novas técnicas aodesenvolvimento de projeto para melhorar a qualidade do processo e do produto. No final de 1962 houve em Londres a primeira conferência sobre métodos de projeto, com objetivo de buscar e definir métodos sistemáticos de resolução de problemas.
O assunto tomou diversos rumos nos cinquenta anos seguintes, mas com a criação de diversos periódicos, incluindo o Design Studies, constituiu uma importantefonte para pesquisas em projeto e mostra a contínua pesquisa na área.
Nigel Cross é um dos criadores do Design Studies e identifica os principais assuntos discutidos pelos métodos de projeto como sendo: controle do processo de projeto, estrutura dos problemas de projeto, natureza da atividade de projeto e a filosofia do método de projeto.
O termo projetar varia de acordo com cada grupo. Nem todoprojeto tem o mesmo valor, alguns trabalhos de alguns projetistas de diferentes áreas são mais importantes que outros.
Projetar engloba vários campos de conhecimentos (tridimensionais e ambientais), ideias, pensamentos sistemáticos e caóticos e cálculos. Projetar, então, exige considerável especialização e conhecimento técnico, imaginação visual e capacidade específica. Projetistas geramobjetos e lugares que podem ter grande impacto e erros podem causar sérios problemas, se tornar perigosos e altos custos; bons projetos podem elevar o espírito e enriquecer a vida.
Projetar também está em atos diários, apesar de não serem considerados projetos, são ações com características comuns ao ato profissional de projeto.
Projetistas profissionais têm que aprender a compreender problemas queoutras pessoas acham difíceis e arrumar soluções para eles.
A formação dos projetistas mostra que atualmente eles são instruídos em ateliês de projeto porém esse método precisa ser atualizado: eles são treinados para seguir procedimentos mas hoje o ritmo das mudanças é muito grande e os está deixando desatualizados. Eles precisam aprender a avaliar e aproveitar a nova tecnologia enquanto édesenvolvida.
O estúdio é um processo de aprendizado para aprender fazendo, os alunos recebem uma série de problemas de projeto para resolver, podendo aprender na prática ao invés de empregar estudos ou análises. É impossível aprender a projetar sem pôr a mão na massa. Porém um ponto fraco é que os alunos dão tanta atenção ao produto final que não refletem sobre o processo. Outro problema é queapesar de o estúdio tentar reproduzir um escritório real, não há clientes com problemas reais, dúvidas, orçamentos e restrições de prazos.
Assim, fica mais fácil para os alunos desenvolverem processos autoreflexivos que satisfaçam a si mesmos e aos professores. Isso acaba tornando tudo muito fantasioso e distante das reais necessidades do mercado de trabalho e acaba distorcendo o conjunto de valorese habilidades dos alunos. Inclusive valores se tornam diferentes do público a quem eles irão trabalhar.
Os arquitetos, por exemplo, usam sistema de avaliação de edificações diferentes de outras pessoas e isso ocorre durante a formação, e muda também de acordo com a faculdade que o arquiteto é formado.
Há também a diferenciação de resultados de produtos quando um projetista de diferente área...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arquitetos Designers de Mobiliário
  • Arquiteto, urbanista, designer
  • A diferença entre um arquiteto e um designer
  • Resumo
  • Design Para Quem Não É Designer
  • Resumo design para quem não é designer
  • Interessa Ao Arquiteto Resumo
  • resumo desenho para designers

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!