Resumo CITOESQUESLETO

1395 palavras 6 páginas
CITOESQUELETO

Células são unidades com as quais os organismos vivos são construídos. É a unidade estrutural e funcional dos seres vivos. célula eucarionte é formada por diversas organelas, estruturas, núcleo, membrana plasmática, citoplasma.
Existe uma grande diversidade morfológica entre essas células, que são definidas de acordo com as funções específicas, dependendo de suas adaptações funcionais. Um componente que tem grande participação na forma da célula é o CITOESQUELETO.
Vamos entender o que é um citoesqueleto, de que é constituídos e quais as suas funções.

CITOESQUELETO
Composto por 3 tipos de filamentos e inúmeras proteínas adicionais, o citoesqueleto é uma armação de filamentos imersa no citosol. São 3 os tipos de filamentos: os filamentos intermediários, os microtúbulos e os filamentos de Actina. Cada um desses filamentos possuem uma proteína acessória, que dá a forma estável ou variável das células. As proteínas associadas a esses filamentos são: proteínas reguladoras, proteínas de associação e proteínas motoras.
PTN Reguladora – Controlam os processos de alongamento e produção dos filamentos principais.
PTN de Associação – Conectam os filamentos entre si e também com outros componentes da célula.
PTN Motora – Transportam macromoléculas e organelas de um ponto para outro do citoplasma. Também fazem com que os filamentos contínuos e paralelos deslizem entre si, para aumento de motilidade, contração e mudanças de forma da célula, o que funciona como um sistema muscular da célula, também chamado de citomuculatura.

FILAMENTOS INTERMEDIÁRIOS
São chamados assim devido ao seu diâmetro de 10nm, que é menos que os microtúbulos e maior do que os filamentos de Actina. Devido à composição química, morfologia e distribuição, os filamentos intermediários são sub-divididos em 6:
Laminofilamentos;
Filamentos de Queratina;
Filamentos de Vimentina;
Filamentos de Desmina;
Filamentos Gliais;
Neurofilamentos.

Todos esses filamentos são

Relacionados