resumo Cineufa - SP

2396 palavras 10 páginas
SALA DE EXIBIÇÃO
A importância da sala de exibição
Para a concepção de uma sala de cinema vários aspectos devem ser observados e atendidos. O projeto arquitetônico deve ser minuciosamente estudado e projetado para atender os requisitos necessários para o conforto acústico e ergonômico do publico.
Qualidade técnica da sala de exibição
A qualidade técnica da sala de projeção é definida pelo projeto no qual deve seguir as normas da NBR12237 – projetos e instalações de salas de projeção cinematográfica da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Qualidade da imagem projetada
Obstáculos: Para ter uma imagem de qualidade, é preciso observar o local com cuidado para não haver nenhum tipo de obstáculo que venha a impedir ou atrapalhar a projeção e a visão do espectador.
Distorção trapezoidal: O projetor deve ser posicionado estrategicamente de forma a proporcionar ótima exibição, sem distorções na imagem. O local ideal é no centro da sala para ficar alinhado no eixo da tela de projeção. Se isso não for possível é aconselhado o uso de tecnologias para corrigir e amenizar o efeito trapezoidal.
Curvatura da tela: A tela tem que ser plana, porém se houver curvatura ela deve ser pequena e calculada para não prejudicar a projeção.
Qualidade da imagem percebida
A qualidade da imagem percebida pelo espectador será obtida pelo atendimento das exigências citadas anteriormente juntamente com a posição do espectador em relação à tela. Se os padrões técnicos não forem atendidos, o efeito desejado pelo criador do espaço e pelo criador da projeção não será alcançado.
Visibilidade
O espectador precisa ver toda tela e a imagem que está sendo projetada sobre ela. Para isso não podem existir obstáculos arquitetônicos ou mesmo das pessoas sentadas à frente. Para evitar esse tipo de problema é utilizado um sistema de escalonamento visual que garante uma boa linha de visão à todos. O escalonamento é determinado pela norma da ABNT que estabelece uma altura mínima de 12 cm de

Relacionados