Resumo-Chiavenatto-Livro1

30570 palavras 123 páginas
INTRODUÇÃO

Mundo atual – Sociedade de organizações. D

Recursos Þ Bens/Serviços

A Administração na Sociedade Moderna

AD - direção para
ADMINISTRAÇÃO – Do Latim
MINISTER - subordinação ou obediência

A administração é um fenômeno universal no mundo moderno. Cada organização requer estratégias de comportamento, definição de missões e objetivos, tomada de decisões, coordenação de múltiplas atividades, condução de pessoas, avaliação do desempenho, obtenção e alocação de recursos, etc. Cada organização necessita não de um administrador apenas, mas de uma equipe de administradores em vários níveis e nas várias áreas e funções para conduzir as diversas especialidades dentro de um conjunto integrado e harmonioso de esforços em direção aos objetivos da empresa.

O Administrador é um profissional precisa conhecer disciplinas heterogêneas (como Matemática, Direito, Psicologia, Sociologia, Estatística, etc); precisa lidar com pessoas (que executam tarefas ou que planejam, organizam, controlam, assessoram, pesquisam, etc); precisa lidar com eventos externos (localizados no mercado) e internos (localizados dentro da empresa). Ele é um agente – não só de condução ou de manutenção do status quo – mas de mudança e transformação das empresas, levando-as a novos rumos, novos processos, novas metas e objetivos, novas estratégias, novas tecnologias e novos patamares.

Níveis Administrativos:

INSTITUCIONAL

INTERMEDIÁRIO

OPERACIONAL

Nível da Empresa
Habilidade do Administrador
Características
Institucional
Conceitual
Consiste na capacidade de lidar com idéias e conceitos abstratos, que proporciona capacidade de diagnóstico (para resolução de problemas) e visão futura (para geração de novas idéias e inovação). Possui uma visão global da organização e está relacionada com o software.
Intermediário
Humana
Consiste na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas

Relacionados