RESUMO CASOS E COISAS 2014

Páginas: 7 (1504 palavras) Publicado: 10 de março de 2015
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – FTC
CURSO ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: Pesquisa Mercadológica











Resenha Crítica dos capítulos 6, 7 e 19 do livro Casos e Coisas











JAIR ILSON DOS REIS FERREIRA

Professor José Renato Carneiro Oliveira














Salvador-BA
2014

Resenha Crítica dos Capítulos 6, 7 e 19 do Livro Casos e Coisas, de autoria do publicitário Duda MendonçaNesse trabalho estarei fazendo uma abordagem sobre os Capítulos 6,7 e 19 do livro “Casos e Coisas” de autoria do publicitário Duda Mendonça, respectivamente intitulados PESQUISA QUANTITATIVA E QUALITATIVA; “NINGUÉM FAZ UMA CAMPANHA PARA QUE ELA SEJA ENGRAÇADA OU INTELIGENTE”; e, “É COMO NA HISTÓRIA DA PATA E DA GALINHA”. Os conteúdos dos títulos supracitados tratam, majoritariamente, sobre osaspectos relacionados às pesquisas, especialmente suas características, sua aplicação, público-alvo, seus objetivos e resultados.

Capítulo 6 – Pesquisa Quantitativa e Qualitativa
Segundo o autor existem basicamente dois tipos de pesquisa: a quantitativa e a qualitativa, ou simplesmente denominadas de “quanti” e “quali”. É preciso, entretanto, que saibamos diferenciá-las uma da outra. Nesse sentido éimportante entender que a pesquisa quantitativa tem por objetivo conhecer e quantificar as preferências, as aspirações, os anseios de um determinado grupo de pessoas, independentemente do seu nível sócio- econômico, da faixa etária, do sexo, da religião ou do lugar onde vivem. Para se chegar ao resultado desejado, primeiramente precisa-se saber o que pensam os moradores de onde a pesquisa seráaplicada. Como não seria possível ouvir todos os habitantes, selecionam-se, estatisticamente, diversos grupos da localidade, nos diversos pontos e nas mais diversas classes sociais, incluindo aí todas as faixas etárias para se chegar, de fato, ao que retrata o pensamento da maioria, sobre determinado assunto. Como ocorre, por exemplo, nas pesquisas feitas para campanhas políticas. A pesquisaqualitativa, por sua vez, tem por finalidade conhecer mais profundamente o pensamento de determinado grupo de pessoas de uma mesma camada populacional. Sua metodologia, porém, é totalmente diferente da que se aplica na pesquisa quanti. Trata-se de um tipo de pesquisa muito antigo e sempre utilizado para testar ou lançar novos produtos. Quando uma empresa pretende lançar um produto no mercado, em geral jáse sabe qual seu público alvo. Assim, dependendo do que se objetiva essa pesquisa, pode-se, então, pesquisar sobre o que pensam esses potenciais consumidores, seja sobre o preço, suas características sensoriais, consistência e apresentação do produto. Desse modo, para sua realização são separados em grupos que devem ficar á vontade e bem assistidos, numa mesa sob a coordenação duma pesquisadorachefe que deve sentar na cabeceira, ladeada por auxiliares.

Capítulo 7 Ninguém faz uma campanha para que ela seja engraçada ou inteligente
Nesse capítulo o autor enfatiza as dificuldades em criar um adesivo para uma peça publicitária de uma campanha política: seja para vereador, para deputado, prefeito ou até mesmo para governador. Para Mendonça, as interferências e “criatividades” de assessores,familiares e aliados sugerindo slogans como se entendessem do assunto podem implicar em verdadeira derrapagem e, consequentemente, comprometer a campanha do candidato. Para Mendonça, para que se obtenha sucesso numa campanha é preciso que saiba criar. Pois um slogan ou marca não podem ser apenas trocadilhos visualmente bonitos. Tem que estar em perfeita harmonia com a estratégia. Aliás, por sefalar em estratégia, o autor aborda que, quando não dispunha de recursos para contratar pesquisa, reunia-se primeiramente com o candidato e adotava o seguinte procedimento: “Pedia e ele pra me trazer dez pessoas de sua relação, que o conhecesse bem: a mulher, um amigo, o dono da padaria ou do boteco, a cozinheira, o filho, o motorista, um vereador, etc. Daí, eu reunia essas dez pessoas e fazia o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • das coisas nascem coisas
  • Resumo
  • resumo coisas
  • Resumo 2014
  • Resumo do livro das coisas nascem as coisas
  • Coisa de desocupado caso de ensino
  • resenha casos e coisas
  • Resumo cada caso é um caso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!