Resumo caso forjatec mandelli

1380 palavras 6 páginas
CASO FORJATEC

Três executivos resolveram deixar seus cargos em uma grande empresa,na qual estavam alocados em de gerência e direção,para assumir o próprio negócio.
Além do espírito empreendedor,outra crença forte compartilhada por eles era a necessidade de haver um processo de planejamento estruturado,tanto para se iniciar como para se conduzir qualquer empresa.Essa convicção fez com que só abraçassem o novo negócio integralmente quando houve a certeza de que pouco ou nada poderia dar errado.
A Forjatec –esse foi o nome escolhido – atuaria no mesmo segmento da organização na qual seus três sócios haviam trabalhado por mais de 12 anos,produzindo e comercializando equipamentos industriais.
Assim, a Forjatec iniciava suas atividades em um galpão reformado alugado junto à casa da família de um dos sócios,produzindo seus primeiros lotes de produtos com doze funcionários e duas máquinas de segunda mão,financiadas por um banco cujas promissórias mensais eram a grande preocupação dos proprietários.
Eles respondiam pela gestão da empresa da seguinte forma:
.Vendas - Germano
.Produção – Péricles
.Administrativo Financeiro – Santana
Passados os seis primeiros meses,a Forjatec apresentou seus primeiros resultados financeiros positivos e o galpão serviu de palco para um grande churrasco comemorativo.
Três anos após sua fundação,a empresa já havia vencido seus primeiros desafios de afirmação e negociava a aquisição de um terreno para construção de sua fábrica.
No momento desse salto para a “casa própria”,surgiu a primeira crise societária na Forjatec. Santana,responsável pelas áreas administrativas e financeiras,vinha se mostrando incomodado nos últimos meses ante o crescimento do volume de negócios.Devido a isso,pede para sair da sociedade alegando não ter estrutura pessoal para acompanhar a postura empreendedora de seus sócios.Não queria receber nada pela sua participação.Só gostaria de continuar na Forjatec,mas como funcionário.E assim foi feito.
Com a saída

Relacionados