resumo capítulo2- física 11º

1593 palavras 7 páginas
RESUMO
1.UNIDADE 2 – Comunicações (comunicação de informação a curtas e longas distancias)
1.1.Sinais
Comunicação de informação – a forma escolhida para comunicar depende da distância entre a fonte sonora e o recetor.
As curtas distâncias: a informação é transmitida através de uma onda sonora, para fazer chegar a onda sonora podem se utilizar altifalantes e microfones.

As longas distâncias: a informação sonora e transmitida através de ondas eletromagnéticas. A comunicação por rádio, Tv e telemóveis propaga-se sob a forma de luz (radiação) e é enviada e recebida por antenas.

Processo de comunicação:

FONTE (emissão)>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> RECEPTOR (receção)

Sinal: é uma perturbação de qualquer espécie que é usada para (comunicar) transmitir uma mensagem ou parte dela. Um sinal encontra-se no tempo e no espaço.

Propagação de um sinal: ondas
Ondas: propagação de uma perturbação Exemplo: sequência de pulsos numa corda.
Existe:
Energia potencial: devido ao afastamento das partículas em relação a sua posição de equilíbrio. Energia cinética: devido ao movimento (há transferência de energia de um local para o outro. Assim, uma onda transporta energia, mas não matéria.

Natureza das ondas
Ondas mecânicas: necessitam de um meio material (sólido, liquido e gasoso) para se propagarem (não se propagam no vazio). Há oscilações das partículas do meio. Exemplo: ondas sonoras, na água, sísmicas, na corda, SOM.
Ondas eletromagnéticas: não necessitam de um meio material para se propagarem. Propagam-se no vazio. Há oscilações de um campo magnético. Exemplo: radiação ultra violeta, LUZ.

Nota: no espaço existem explosões mas não as ouvimos ao facto de não se propagarem no vazio, no entanto a luz do sol chega ate nós pois a radiação já se propaga.

Ondas transversais: as partículas oscilam numa direção perpendicular á direção em que se propagam as ondas. Exemplo: ondas na água, ondas na corda, radiação

Relacionados

  • Comportamento organizacional
    2511 palavras | 11 páginas
  • RENATA RAMOS SOUZA VIRTUAL CONT
    19941 palavras | 80 páginas