Resumo Capítulo 2 - Kerlinger, Fred Nichols, 1910

1251 palavras 6 páginas
Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais
Um Tratamento Conceitual
Conceitos comportamentais científicos e definições
Uma das maiores dificuldades ao abordar um assunto novo é o seu vocabulário. Não se inventam e se usam palavras novas apenas, velhas palavras são usadas de maneira nova e diferente.
As definições são essências por que é virtualmente impossível conversar inteligentemente sobre ciência e pesquisa, ou sobre qualquer campo complexo, sem usar termos abstratos e técnicos. O truque de costume, usado para resolver o problema é definir os termos à medida que forem aparecendo.
Variáveis
O termo “variável” talvez seja o mais usado na linguagem da ciência comportamental. O termo “variável” é um conceito ou “constructo” como dizem os psicólogos.
Um conceito, naturalmente, é um substantivo que representa uma classe de objetos: homem, sexo, agressão, habilidade verbal, classe social, inteligência e conformidade são exemplos.
Variáveis categóricas, medidas e manipuladasHá três tipos gerais de variáveis na pesquisa comportamental: variáveis categóricas, variáveis medidas e variáveis manipuladas ou experimentais.
Quando alguma coisa pode ser classificada em duas ou mais categorias, pode ser uma variável. “Sexo” é o tipo de variável mais simples, por que existe apenas em duas categorias, masculina e feminina. “Preferência religiosa”, “preferência política” e “classe social” são variáveis com mais de duas categorias. Tais variáveis são chamadas de variáveis categóricas. Tem por característica o fato de todos os membros de uma categoria serem considerados iguais no que diz respeito àquela variável.
Se uma propriedade de objetos pode ser medida, ela pode ser uma variável. Ser medida por ora significa que algarismos podem ser atribuídos a pessoas diferentes ou objetos diferentes com base na posse de quantidades de alguma propriedade ou característica. Altura e peso são exemplos fáceis e óbvios.
Em termos de senso comum variável é algo que varia ou pode ser

Relacionados

  • analise
    24175 palavras | 97 páginas
  • analise
    24175 palavras | 97 páginas
  • gestão financeiro
    38050 palavras | 153 páginas