Resumo_Capitulo8_Parte2_Livro_Laboratorio_de_Gestao

561 palavras 3 páginas
Milton Vicente Vieira Junior

Resumo do capítulo 8 da Parte 2 do livro Laboratório de Gestão

Título do Artigo:
Teoria dos Jogos: como as decisões dos agentes afetam o mercado

Autores:
Danny Jozsef
Antonio Carlos Aidar Sauaia

Problema/objetivo:
Diante da incerteza imposta pelas variáveis exógenas do ambiente (indicadores macro e microeconômicos); competidores desconhecidos e inteligentes) e em face do conhecimento limitados das regras do simulador, a tomada de decisão no jogo de empresas (variáveis endógenas) pode assumir, nas primeiras rodadas, um caráter muito mais intuitivo que racional. Isso impõe aos gestores e suas empresas riscos elevados e os ameaça com resultados desfavoráveis, enquanto aprendem a atuar de forma dinâmica e sistêmica no jogo de empresas geral (seis áreas funcionais).
O objetivo foi o exame da competição presente no laboratório de gestão e a aplicação da
Matriz de resultados da Teoria dos jogos nas decisões tomadas pela equipe de gestão da empresa Metta, com a finalidade de verificar quais os principais fatores que influenciaram os resultados obtidos.

Referencial
Os principias métodos adotados no ambiente de tomada de decisão foram experimentos controlados e testes de hipóteses, mediante o aproveitamento das oportunidades de interação, tanto no ambiente interno da empresa (entre os gestores) quanto no ambiente externo (com outras empresas e agentes do mercado), sendo assim, um modelo de pesquisa-ação baseado em tentativas empíricas de sucesso no jogo.
Para a parte teórica, foram utilizados os materiais didáticos da disciplina, artigos de periódicos, livros didáticos, filmes e mídias digitais ou endereços hospedados na internet, sempre priorizando fontes confiáveis, de universidades ou instituições amplamente conhecidas. Metodologia
Para a coleta regular dos dados e dos resultados a equipe de gestão adotou uma política de registro das informações lançadas nos formulários de decisões por meio de fotos

Relacionados