Resumo capitulo II - Protoformas do serviço social

Páginas: 9 (2024 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013



REFEÊNCIA BIBLIOGRAFICA

IAMAMOTO, Marilda Vilela; CARVALHO, de Raul.
Relações e serviço social no Brasil/ Marilda Vilela Iamamoto, Raul de Carvalho. - 14. ed- São Paulo: Cortez, 2001


RESUMO DO CAPITULO II- PROTOFORMAS DO SERVIÇO SOCIAL

As obras caridosas mantidas pelo Clero e leigos possuem uma longa tradição.
A precária infra-estrutura hospitalar e assistencial existe noimpério se deve quase exclusivamente a ação das ordens religiosas européias que se implantam pelo país.
A participação do clero se fazia presente nas unidades industriais, que possuem capelas onde os trabalhadores eram obrigados a assistir missas e outras liturgias.
No plano sindical com o apoio patronal, desenvolvem iniciativas assistenciais e organizações, visando contrapor-se ao sindicalismoautônomo de inspiração anarco-sindicalista.
O que se poderia considerar como protoformas do Serviço Social, tem sua base nas obras e instituições que começam a ‘brotar’ após o fim da Primeira Guerra Mundial.
Caracteriza o surgimento da primeira nação socialista e a efervescência do movimento popular operário em toda a Europa. O Tratado de Versalhes procura estatuir uma nova política social, maiscompreensiva relativamente à classe operaria. È também o momento em que surgem e se multiplicam na Europa as escolas de Serviço Social.
Tornando potente a sociedade, a existência da ‘questão social’.
Surgem nesse momento as instituições assistenciais: Associação das Senhoras Brasileiras (1920) no Rio de Janeiro, e a Liga das Senhoras Católicas (1923) em São Paulo, possuindo uma diferenciação em facedas atividades tradicionais de caridade.
O surgimento dessas instituições tem vista não o socorro aos indigentes, mas já dentro de uma perspectiva embrionária de assistência preventiva, de atender e atenuar determinadas seqüelas do desenvolvimento capitalista, principalmente no que se refere a menores e mulheres.
As bases organizacionais que viabilizarão o surgimento do Serviço Social seconstituirão a partir da mescla entre as antigas Obras Sociais e os novos movimentos de apostolado social.
O centro de Estudos e Ação Social de São Paulo (CEAS) considerado como manifestação original do Serviço Social no Brasil surge em 1932 com o incentivo e o controle da hierarquia.
O objetivo central do CEAS será o de promover a formação de seus membros pelo estudo da doutrina social da igreja efundamentar sua ação nessa formação doutrinaria, no conhecimento aprofundado dos problemas sociais, visando tornar mais eficiente a atuação das trabalhadoras sociais.
O surgimento desse movimento procura intervir diretamente junto ao proletariado para afastá-los de influencias subversivas.
Até dezembro de 1932 o CEAS fundou quatros centros operário, onde procuraram interessar e atrair as operariapara assim entrar em contato coma s classes trabalhadoras estudando o ambiente e necessidades.
Em 1938 será organizada a Seção de assistência social que tendo por finalidade, realizar o conjunto de trabalhos necessários ao reajustamento de indivíduos às condições normas de vida, organiza pra tal: o Serviço Social dos casos individuais, à orientação técnica das Obras Sociais, o setor deinvestigação e estatística e o fichário central de obras e necessitados.
A formação técnica especializada para a pratica da assistência surge no Rio de Janeiro, a partir de uma mais forma mais variada de iniciativas.
A primeira Semana de Ação de Rio de Janeiro (1936) é considerada como marco para a introdução do Serviço Social na capital da Republica, com objetivo de dinamizar ação social e o apostoladolaico.
A necessidade de formação técnica especializada para a pratica da assistência é vista não apenas como uma necessidade particular ao movimento católico tem-se presente essa necessidade enquanto social, que não apenas envolve o aparato religioso mais também o Estado e o empresariado.
A demanda por assistências diplomadas excedeu o numero de profissionais disponíveis, mecanismos de cursos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Protoformas do Serviço Social
  • Resumo do livro Protoformas do Serviço Social.
  • Resumo do capitulo ii do livro as particularidades do serviço social no brasil
  • Protoformas do serviço social
  • Protoformas do serviço social
  • Protoformas do servico social
  • PROTOFORMAS DO SERVIÇO SOCIAL
  • PROTOFORMAS DO SERVIÇO SOCIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!