Resumo capitulo 2 e 3

Páginas: 6 (1324 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2013
Resumo Capitulo 2

Escola de Relações Humanas (E.R.H)

A escola surgiu através de estudos realizados por professores da Universidade de Harvard, baseando-se nas orientações de Taylor, Gilbreth e seus sucessores. Acreditava-se que a eficiência do homem se dava através de fatores diversos, para testar isso os estudos foram divididos em fases, e em cada fase analisava-se algo novo naprodutividade.
Uma das características daquela época, era que os pesquisadores de Hawthorne eram todos cientistas sociais, que traziam muitos conhecimentos para à administração.Mas antes que fossem aplicados á administração, passaram por um extenso período de desenvolvimento. Nisso se destacaram Freud com suas teorias, e a pesquisadora Mary Parker Follett, fazendo notáveis observações sobre os grupos detrabalho.
As idéias da E.R.H tiveram mais destaque a partir de 1930,época da grande crise,que forçou aos atingidos aderirem a novos métodos industriais.
Grandes nomes dessa Escola, foram a já citada acima, Mary Parker Follett (é dela a formulação dos três métodos de solução do conflito industrial), George Elton Mayo(ex-professor de Harvard, e autor do livro The social problems of industrialcivilization, onde suas idéias estão sintetizadas), Roethlisberger e Dickson(autores da obra Management and the warker, e propuseram um modelo de organização industrial com duas funções: Eficiência técnica e Eficiência social), e Chester Barnard(autor da obra The functions of the executive, deslocou a análise da organização formal para os grupos informais).
A Escola possuía algumas idéias centrais,foram elas a do Homo Socialis,que sugeria a substituição do modelo de homo economicus para o modelo de homo socialis. A do grupo Informal, que dizia que os homens se reúnem em grupo para satisfazerem suas necessidades de segurança, aprovação social e afeto. E a da Participação nas decisões, dizia que o homem deveria participar da própria decisão que desse origem a tarefa que fosse fazer.

Emrelação a organização a E.R.H teve sempre uma analise informal,ou seja, algo não previsto,espontâneo. Isso influenciava o funcionamento das estruturas formais, por isso a escola propunha uma dualidade entre essas duas relações.
Miller e Form, fornecem-nos em sua obra Industrial sociology algumas conclusões sobre as pesquisas de Mayo. Tais conclusões foram extremamente importantes para odesenvolvimento da administração,como por exemplo a que diz que “o trabalho é uma atividade grupal”.
Várias criticas relacionadas à E.R.H foram feitas ao longo dos tempos. A critica à obra de Mayo teve muita repercussão, dando origem as críticas dos industriais, sempre tentando julgar suas conclusões. A crítica dos Psicólogos, que dizia que o que Mayo concluía já vinha sido feito muito antes por outrospsicólogos. E a critica dos Sociólogos, que diziam que as conclusões de Mayo não detalhavam o problema no que realmente era necessário. Essas críticas foram salientadas principalmente por Daniel Bell, Wilbert Moore, Miller e Form.
Criticas feita ao Movimento de Relações Humanas o apontam como responsável pela justificação ideológica da estrutura institucional vigente,mudando o foco dos problemaspara o ajuntamento da estrutura individual. Esse movimento deveria ser para solucionar o problema de conflitos por meio de sua negação. Embora apresente muitos pontos com base nas obras de Karl Max e Max Weber, seu debate mais parelho é com a escola da qual emergiu.
Suas principais críticas são de natureza analítica. Para o estruturalismo, a escola se restringia a muito pouco. Para a escola alemdos estímulos econômicos devem-se levar em conta os estímulos psicológicos e as relações de grupos informais.
Os conceitos sobre a natureza humana vão tornando-se mais complexos à medida que se aumenta o conhecimento sobre o comportamento humano.



Resumo Capitulo 3

Teorias sobre Motivação e Liderança: Da Administração de Recursos Humanos à Gestão de Pessoas

Os modelos de organização...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo O Capital, Capítulo 1, 2 e 3
  • Resumo
  • Resumo teoria pura do Direito Capitulo 2 e 3
  • Telejornalismo resumo capitulos 1, 2, 3
  • RESUMO DISCIPULADO (CAPITULO 1, 2 E 3)
  • Resenha Dos Capitulos 2 E 3
  • Resumo do capítulo 3: Eu sou aquilo que escrevo
  • Resumo capitulo 3 Bazzo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!