Resumo capitulo 2 . Educação e diversidade

Páginas: 8 (1876 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Reflexões sobre currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica.

A necessidade de reflexões sobre a identidade nos dias de hoje:
A temática de identidade constitui, contemporaneamente, relevante objeto de estudo para a teoria social e para as teorizações sobre a educação.
O foco na identidade, no âmbito da educação, revela-se indispensavél. Qualquer teoria pedagógica precisaexaminar de que modo espera alterar a identidade do/a estudante.
Em termos políticos, a ênfase na identidade deriva do conhecimento de que certos grupos sociais têm, há muito, sido alvo de inaceitáveis discriminações. Entre eles , incluem-se os negros, as mulheres e os homossexuais. Ainda em termos políticos, cabe ressaltar a preocupação com as identidades nacionais. Em um mundo maisglobalizado, novas tecnologicas e novos meios de comunicação se desenvolvem, fronteiras se redesenham, nacionalismos e xenobfobias se reacendem.

Procurando entender identidade e diferença

A identidade expressa, nesse caso, "aquilo que somos". Contudo, aprendemos o que somos em meio às relações que estabelecemos, tanto com os nossos "semelhantes" , quanto com os que diferem de nois. A identidade éportanto, um processo de criação de sentido pelos grupos e pelos indivíduos.
Dese modo, ao longo da vida, em meios Às interações e identificações com diferentes pessoas e grupos com que convivemos ou travamos contato, construímos nossas identidades, que se forma mediante os elos estabelecidos com essas pessoas, grupos, personalidades famosas, personagens de obras literárias, personagens da mídia.Nossa identidade, assim, não é uma essência, não é um dado, não é fixa, não é estavel, nem centtada, nem unificada, nem homogênea, nem definitiva. é instavél, contraditória fragmentada, inconsistente, inacabada.
Devemos assinalar que a identidade se cria também por certos atos de linguagem, particulamente por enunciados que "fazem com que alguma coisa aconteça". Outros exemplos de enunciadosperfomativos podem ser dados. "Sua dissertação foi aprovada pela banca eaminadora e você faz jus ao título de mestre em Educaçõa". Ou seja o presidente da banca, com sua fala , ao aprovar o candidaro, transforma-o em mestre.
É importante resssaltar que a identidade se associa intimamente com a diferença: o que somos se define em relação ao que não somos. A identidade depende da diferença e a diferençadepende da identidade. Identidade e diferença são inseparáveis.
Torna-se claro que as diferenças são contruídas socialmente e que, subjacentes a elas, se encontram relações de poder. O processo de produção da diferença é um processo social, não algo natural ou inevitável. A pessoas têm direito à igualdade sempre que a diferença as tornar inferiores, mas têm direito à diferença sempre que aigualdade ameaçar suas identidades.

Lidadndo com as identidades e as diferenças na sala de aula

Para enfocar questões de identidade e diferença na sala de aula, precisamos definir determinadas metas e estratégias. Facilitar o entendimento e para favorecer o desenvolvimento de nossas ações na escola.

a) Procurar aumentar a conciência das situações de opressão que se expressam em diferentesespaços sociais

É importante que noss/a estudante perceba com clareza a existência de preconceitos e discriminações. É também impotante que o/a aluno/a compreenda as relações de poder entre grupos dominantes e subalternizados (homens/mulheres; brancos/negros).
Por fim, é crucial que o/a aluno/a observe como em sua identidade se misturam apectos que podem ser alvos de discrimonação e opressão, e assimcomo aspectos associados a grupos que têm dominado e explorado outros.

b) Propocionar ao/à estudante a aquisição de informações referentes a distintos tipos de discriminações e preconceitos

Cabe ao/à docente ir conectado as situações mais pessoais e familiares, que examinar, com informações mais abtratas e com conceitos da história, da sociologia, da filosofia e de outros campos do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capitulo 1 Educacao E Diversidade
  • Resumo capitulo 2
  • Resumo do livro capitulo 2
  • Resumo capitulo 2 e 3
  • Resumo tcc capitulo 2
  • Resumo do capitulo 2 plt
  • Resumo do capitulo 1 e 2
  • Resumo capitulo 2 FEB

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!