Resumo capitolos feb

2126 palavras 9 páginas
Cap XIX – Declinio a longo prazo do nível de renda: 1 metade de sec. XIX
Num país dirigido por uma classe de grandes senhores agrícolas escravistas, é necessário reconhecer q a primeira condição para o êxito daquela política teria sido uma firme e ampla expansão do setor exportador. A causa principal do grande atraso relativo da economia brasileira na 1 metade do sec. XIX, foi o estancamento de suas exportações.
Cap.XX – Gestão da economia cafeeira
A economia brasileira em meados do sec. XIX era caracterizada pela estagnação ou decadência. O problema brasileiro consistia encontrar produtos de exportação em cuja produção entrasse como fator básico a terra.com efeito, a terra era o único fator de produção abundante no país. Capitais praticamente não existiam, e mão de obra era abundante. O segundo e principalmente o terceiro quartel do sec. passado são basicamente a fase de gestação da economia cafeeira. A empresa cafeeira permite a utilização intensiva da mão de obra escrava, e nisto se assemelha a açucareira. Entretanto, o café apresenta um grau de capitalização muito mais baixo do q a do açúcar. Organizada com base no trabalho escravo, a empresa cafeeira se caracterizava por custos monetários ainda menores q os da empresa açucareira. No terceiro quartel do século, os preços do café se recuperam amplamente, enquanto os do açúcar permanecem deprimidos, criando-se uma forte pressão no sentido da transferência de mão de obra do norte para o sul do país. A etapa de gestação da economia cafeeira é tb a de formação de uma classe empresaria. A cidade do Rio representava o principal mercado de consumo do país .
Cap.XXI – O problema da mão de obra: Oferta interna potencial
Na metade do sec.XIX, existia no Brasil a inelásticidade da oferta de trabalho. Na população escrava do Brasil, a taxa de mortalidade era maior do q a da natalidade, isso indica as condições de vida extremamente precárias. O regime alimentar dos escravos nas plantações de açúcar era deficiente.

Relacionados