Resumo Capital Fetiche Iamamoto

Páginas: 5 (1038 palavras) Publicado: 14 de junho de 2013
Processo capitalista de trabalho indivíduo social
Marilda V. Iamamoto

Este segmento tem o foco na análise do processo capitalista de produção, discutindo sobre atividade social dos produtores e a alienação do trabalho, como castigo. Visa entender o processo de produção capitalista de mercadorias com o movimento que se realiza sobre o comando do capital, abrangendo as esferas daprodução e da distribuição de produtos a criação de valores e mais valia e sua realização no trabalho.
Na sociedade capitalista a forma mercantil torna-se necessária e geral dos produtos do trabalho, das condições de trabalho e dos meios de vida. E a maneira como a força de trabalho é desenvolvida na sociedade capitalista aliena os trabalhadores, através das condições impostas, na formacomo é desenvolvido o processo de produção.
A divisão do trabalho faz com que a força de trabalho do indivíduo sirva apenas como meio de troca, sendo que o trabalhador fique alheio ao produto final, uma vez que cada um executa uma função parcial do processo de produção, e o resultado é o produto social isso faz com que os trabalhadores se tornem alienados na sociedade capitalista, marcadapela divisão desigual do trabalho. Assim, é possível verificar que os trabalhadores estão de um lado, e os capitalistas de outro.
O valor da mercadoria é estabelecido pelo tempo empreendido em sua produção. Dessa forma, as mercadorias tem seu valor derivado do trabalho humano, assim se tornam importantes por dois motivos. Um pelo seu valor enquanto resultado do trabalho humano, e outro pela suautilidade na sociedade.
Iamamoto analisa que diante disso, toda mercadoria que leva um determinado tempo para ser produzida, tem seu valor relacionado à troca, sendo essa troca determinante da sua relação social. As mercadorias podem ter apenas valor de uso, relacionado à sua utilidade, ou podem ter valor de troca, relacionado poder de compra da mercadoria. Portanto, a mercadoria faz girar aeconomia da sociedade capitalista, porque ela é a forma em que se apresenta, nessa sociedade, o produto do trabalho humano, o qual se expressa na forma de valor. 
Logo, quanto maior for a produção dessas mercadorias, maior será a acumulação de capital. Todo esse processo em volta das condições da mercadoria e do mercado é representado pelo dinheiro.
Os trabalhadores, por sua vez, sentem-sedistantes da mercadoria que produzem, pois não se sentem como parte desse processo de produção, uma vez que produzem, em geral, parte da mercadoria, e não somente para si, mas para ser utilizado na comércio, em troca da sua força de trabalho.
A sociedade capitalista provoca alienação do proletariado, resultado da divisão do trabalho, que gera a dominação da burguesia.
Assim sendo, a sociedadecapitalista está organizada sobre a produção da exploração da força de trabalho, e a divisão do trabalho agrava ainda mais essa exploração promovendo a alienação da classe trabalhadora, por meio da apropriação dos meios de produção.
Em sua originalidade, o dinheiro é a forma pela qual acontece o intercambio entre as coisas, ele é equivalente ao tempo que o individuo dispõe ao trabalho, e tornou-se aprincipal referência da riqueza, onde quanto mais dinheiro se possui, mais rico o individuo se torna perante a sociedade capitalista, fazendo com que o poder social seja privado a quem o possui.
O dinheiro privatizou as relações entre os produtores, o que antes era feito com base de trocas, onde cada um produzia um produto especifico e trocava por outro produto também especifico e produzido poroutro individuo, hoje faz com que todos produzam para trocar por um único produto, o dinheiro. Essa busca pelo dinheiro acabou com os laços naturais e com relações diretas que havia na sociedade. Na antiguidade o valor estava centrado no individuo, e no que ele produzia, já hoje, o valor está centrado no dinheiro, e na busca constante de acumulá-lo.
A produção dentro do sistema capitalista faz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • Iamamoto. capital fetiche
  • Fichamento Capital Fetiche/Marilda Villela Iamamoto
  • RESUMO SERVI O EM TEMPO DE CAPITAL FETICHE
  • Resumo
  • Fichamento do livro Serviço Social em tempo de capital fetiche. Marilda Villela Iamamoto.
  • capital fetiche
  • Fetiche do capital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!