Resumo Cap 3 4 5 6

Páginas: 20 (4776 palavras) Publicado: 10 de abril de 2015
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO
DISCIPLINA: FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES.
PROFESSOR: EMANUEL FERREIRA LEITE.
ALUNO(A): NADJA JULIANA DA SILVA LIMA.

RESUMO DO LIVRO: O FENÔMENO DO EMPREENDEDORISMO
AUTOR: EMANUEL LEITE.

CAPÍTULO 3 – A PERSPECTIVA PSICOLÓGICA DO EMPREENDEDOR E DO EMPREENDEDORISMO.
Este capítulo faz uma abordagem sobre diversos pontos e visõesdo empreendedor e do empreendedorismo sob uma perspectiva psicologia e romântica sobre o fenômeno.
1 Conceito de Empreendedorismo Por Diferentes Visões:

É feita uma análise por McClelland, que faz uma abordagem história e cultural das tribos da África Ocidental, os ashantis e os ibos que eram tão dominantes economicamente. Ele faz uma explicação chamada de “Necessidade de Realização” emque aborda que a necessidade cultural é mais uma vez predominante para o desenvolvimento econômico de um povo, assim como nos dias de hoje, retrata o poder de visibilidade e educação cultural.
Fala também que na visão de McClelland sobre o empreendedorismo, surge a noção de papel, diferente da função empreendedora, o comportamento empreendedor é um entre diferentes papéis que o indivíduo assumena vida social. O exercício desse papel por um indivíduo, na visão de McClelland, está associado à intensidade de uma força central no comportamento empreendedor que denominou necessidade de realização, como já citado inicialmente.
O livro também faz uma citação da teoria motivacional de McClelland, onde ele constatou que os indivíduos apresentam três necessidades básicas, são elas:Realização, poder e aflição. O autor também faz uma citação sobre o empreendedor na sociedade moderna, onde é falado do cenário e do papel que o empreendedor exerce, suas dificuldades, atividades, tomadas de decisões em situações incertas e objetivos principais, relatando assim o espírito empreendedor.
Outra visão mostrada pela obra é a visão romântica desse fenômeno “Empreendedor é aquele individuo cujodesejo de independência foi capaz de motiva-lo no sentindo de estabelecer sua própria empresa”. Alguns elementos são fatores que ativam o chamado espírito empreendedor, fazendo com que ele deixe a organização a qual presta serviço e procura estabelecer seu próprio negócio. Alguns deles citados pelo autor:
Motivação para ser seu próprio patrão;
Desejo de riqueza;
Desejo de realização pessoal ousatisfação;
Desejo de realizar seu próprio negócio;


2 Atitude e Empreendedorismo:

“Atitude é um sistema duradouro de avaliações positivas e negativas, sentimentos emocionais e tendências pró ou contra, com respeito a um objetivo social”. Ou seja é uma tendência ou predisposição na forma de agir, pensar ou sentir de uma determinada forma seja ela positiva ou negativa em relação a umaface, objeto, pessoa, situação ou conceito. É uma coleção de aquisições, crenças, opiniões, conceitos. Que trás uma pré-disposição à ações, uma direção a um objeto social.
A Atitude, como é relatada no livro, é composta de três elementos principais:
Componente Cognitivo: Somatório dos elementos cognitivos, em que a pessoa que se tenha uma atitude em relação ao objeto precisa tê-lo.
ComponenteEfetivo: Pode ser definido como o sentimento de pró ou contra um objeto social especifico.
Componente Comportamental ou conativo: Tendência o comportamento de uma pessoa que é levada a reagir ou a se comportar em relação ao objeto, reagindo de forma coerente com esses mesmos afetos e cognições.

3 Caracterização do Empreendedorismo:

Neste tópico o autor aborda as principais característicasdo empreendedorismo, abordando de forma Sistemática os seguintes temas:
Conjunto de Realização:
Busca de oportunidade e iniciativa;
Persistência;
Correr Riscos;
Exigência de Qualidade;
Comprometimento;

Conjunto de Planejamento:
Busca por Informação;
Estabilidade de Metas;
Planejamento e Monitoramento Sistemático;

Conjunto de Poder:
Persuasão e Redes de Contatos
Independência e Autoconfiança....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo cap 3, 4, 5, 6 PMBOK
  • Resumo do Livro Psicologias (cap. 3, 4, 5, 6 e 7)
  • Resumo Adm de Producao Cap 4, 5 e 6
  • Resumo chaui cap 3 4 5
  • Resumo caps 3, 4 e 5 simulab
  • cap 3 4 5
  • Resumo caps 4, 5 e 6 do Discurso do Método
  • resumo cap 4 5 67

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!