RESUMO CAP. 2 E 3 LIVRO INTRO À ENGENHARIA BAZZO

2211 palavras 9 páginas
Comunicação (capítulo 2)
O engenheiro e a comunicação
Para ser um bom engenheiro, ter apenas conhecimentos técnicos e práticos obtidos em algum curso superior não é o suficiente. Um profissional eficiente consegue juntar todos esses conhecimentos com a sua capacidade de comunicação e expressão, seja ela escrita, oral ou de outras formas. No entanto, muitos estudantes não têm dado a devida importância a essa capacidade, esquecendo que o sucesso profissional dentro de uma empresa, por exemplo, vai depender tanto do trabalho executado quanto fazer com que as pessoas compreendam o que foi feito.
Processo de comunicação
Existem pelo menos seis elementos que possibilitam o ato comunicativo e a falta de um deles pode ser que não haja clareza nesse processo. Esses elementos são: emissor, quem envia a mensagem; mensagem, assunto a ser apresentado e transmitido; receptor, quem capta e codifica a mensagem; canal de comunicação, meio de transmissão da mensagem; e ruído, interferências que dificultam a boa comunicação da mensagem.
Redação
Todas as formas de comunicação têm o seu valor na engenharia, porém a escrita, geralmente, é a mais imprescindível por ser a mais duradoura. E escrever bem não é consequência somente do domínio da gramática vigente, mas também da prática constante de construção de textos e da boa leitura.
Linguagem técnica
A linguagem técnica precisa ser clara e objetiva, para que não haja confusão no seu entendimento e nem abertura a mais de uma interpretação. Além disso, deve ser impessoal, ajudando numa maior precisão de informação; modesta, atingindo um maior número de pessoas com mais solidez; cortês, eliminando possíveis tentativas do autor em busca de alimentar seu ego; e sempre baseado em dados verificados e pesquisados, podendo assim analisar, sintetizar, argumentar e concluir o que se propõe. Existem artifícios que nos ajudam na busca de um texto técnico, como por exemplo, ilustrações, abreviaturas, citações e notas de rodapé. E não

Relacionados