Resumo cap 2 introdução a engenharia

Páginas: 9 (2242 palavras) Publicado: 1 de abril de 2013
O ENGENHEIRO E A COMUNICAÇÃO

Para ser um bom engenheiro não basta apenas saber usar corretamente os conhecimentos aprendidos num curso universitário é necessário também saber se expressar, comunicando com eficácia ideias e resultados de seu trabalho.
O engenheiro precisa saber se comunicar principalmente pela a escrita que é parte inerente ao seu trabalho, pois um engenheiro precisa expedirordens para os seus subordinados na hierarquia da empresa, realizar projetos para clientes ou órgãos financiadores, confeccionar relatórios para a direção da empresa, preparar manuais de utilização de produtos, divulgar seus trabalhos em congressos, seminários, revistas técnicas etc.
O sucesso profissional depende tanto da qualidade do trabalho realizado quanto da habilidade de fazer com que aspessoas entendam o que foi feito. Ser compreendido é tão importante quanto ser competente tecnicamente.

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

O processo de comunicação pressupõe a existência de pelo menos seis elementos que devem ser tratados com clareza por quem deseja se expressar bem. São eles:

• EMISSOR - aquele que envia a mensagem;
• MENSAGEM - assunto a ser transmitido, que deve relatar comclareza o trabalho realizado e seus resultados;
• RECEPTOR - aquele que capta e decodifica a mensagem;
• CANAL DE COMUNICAÇÃO - o meio de transmissão; a folha de papel, no caso de um relatório escrito;
• CÓDIGO - a linguagem, que deve ser entendida por ambos, emissor e receptor; num relatório técnico, o tipo de linguagem - código - e a apresentação gráfica devem ser adequadas ao público-alvo - oreceptor;
• RUÍDO - interferências que dificultam a boa comunicação da
mensagem.

REDAÇÃO

Para termos chance de executar uma boa redação de um trabalho é necessário, no mínimo, o domínio do código a ser utilizado para registrar as nossas ideias usando regras gramaticais vigentes, ortografia, à pontuação e à concordância gramatical.
Mas isso nem sempre é condição indispensável e, em muitoscasos, não garante uma boa redação. O ato de escrever bem também pode ser consequência da prática constante da redação e da boa leitura. Podemos usar facilitadores para a preparação de um relatório, como por exemplo a documentação de tudo o que for feito durante o desenvolvimento do trabalho.

LINGUAGEM TÉCNICA

A linguagem técnica deve ser simples, clara, precisa e, tanto quanto possível, vazadaem frases curtas. Não devemos recorrer a imagens literárias, metáforas poéticas ou outro recurso retórico similar a estes, pois cada palavra deve ser empregada no seu sentido direto, sem dar margem a segundas interpretações.
Cada campo de um estudo possui a sua forma característica de fazer referencia aos seus processos, instrumentos, produtos, enfim, aos seus conhecimentos. Mas tudo depende dopúblico-alvo. Por exemplo, se estivermos escrevendo um manual de uso de um equipamento que será usado pela comunidade em geral, termos técnicos específicos devem ser evitados.
Uma redação técnica também deva ser preparada num estilo que seja:

IMPESSOAL. O formato técnico atualmente mais aceito é os textos em linguagem impessoal. Dessa forma, os textos devem ser redigidos na terceira pessoa,evitando expressões como: "meu trabalho", "minhas conclusões". Ao invés destas expressões, devemos usar, por exemplo: "o presente trabalho", "conclui-se que". Esta orientação é contestada por alguns autores, por que parece que estamos tentando nos isentar da responsabilidade do que afirmamos. No entanto esta é uma boa forma de comunicação, tornando-os inclusive mais precisos.
OBJETIVO. A linguagemtécnica deve ser objetiva e precisa, evitando o uso exagerado de expressões de reserva ou ressalva. Expressões do tipo "é provável que" ou "possivelmente" devem ser usadas apenas onde for extremamente necessário, pois elas podem ser traduzidas, por quem as lê, como pontos de dúvida do escritor. Neste caso, é melhor apontar para a necessidade de trabalhos complementares.
MODESTO e CORTÊS,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução à engenharia resumo cap 2
  • Resumo cap. 2 do livro introdução a engenharia
  • introduçao a engenharia 1 e 2 caps
  • Resumo cap. 2 introdução a economia
  • Resumo capitulo 2 introduçao a engenharia
  • Resumo do livro introdução a engenharia, capitulo 2 e 4
  • engenharia cap. 2
  • INTRODUÇAO A ENGENHARIA 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!