Resumo cap 19 Fundos de Investimento em Direitos Creditórios – FIDC

Páginas: 6 (1367 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Fundos de Investimento em Direitos Creditórios – FIDC
Esse fundo é também conhecido por Fundos de Recebíveis, basicamente é constituído por fundos de recursos aplicados em diversos produtos financeiros lastreados nos resultados futuros de caixa de operações comerciais de vendas de bens e serviços. É formado por títulos ou direitos creditórios, e nada mais são do que uma securitização derecebíveis.
Esses fundos levantam recursos no mercado através da colocação de cotas juntos a investidores, e o dinheiro que é gerado é repassado pelo FIDC para a empresa vendedora, tudo isso através da compra de recebíveis.
As contas do FIDC podem ser de dois tipos: sênior e subordinadas. A sênior é ofertada ao mercado, apresentando prioridade na distribuição dos rendimentos e resgates, e é umaimportante garantia do investidor ao subscrever cota sênior, em contrato, a subscrição das cotas subordinadas. Já as subordinadas recebem os rendimentos somente após os pagamentos dos cotistas sênior; elas também realizam antes todos prejuízo proveniente da inadimplência dos recebíveis.
O FIDC pode ser constituído na modalidade aberto ou fechado. O fechado não admite que o investidor resgate suascotas antes de seu vencimento final, enquanto o aberto permite esse resgate a qualquer momento.

Investimentos Imobiliários
Além de uma compra direta de um imóvel, o mercado imobiliário oferece produtos como:
- Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI): títulos de renda fixa emitidos por sociedades securitizadoras, tendo como lastro uma carteira de recebimentos de créditos imobiliáriosprovenientes de contratos de financiamento ou de aluguel, visando um longo prazo. O principal risco deste produto é a inadimplência dos contratos de financiamento de imóveis.
- Securitização: processo de transformação de um fluxo financeiro para um título de renda fixa, onde este é negociado a vista no mercado.
- Letra de Crédito Imobiliário: título de renda fixa emitido por Instituições Financeirasautorizadas a operar com carteiras de créditos imobiliários. Basicamente é um título que representa o funding das instituições para concessões de financiamento para construções civis até incorporadores ou adquirentes de imóveis.
- Fundo de Investimento Imobiliário: instrumento de investimento coletivo para captar recursos no mercado e direcionados a aplicações em ativos imobiliários. O ganhodesta alienação é determinado pela valorização do imóvel na venda. (Alienação > Valor Aplicado)
Mercado de Seguros no Brasil
O Sistema Nacional de Seguros Privados (SNSP) é constituído dos seguintes órgãos:
- Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP): principal órgão do mercado segurados, é responsável pela fixação de suas normas e regulamentações das operações, organizações, funcionamento efiscalização das instituições e definições da política geral de seguros no país.
-Superintendência de Seguros Privados (Susep): é uma autarquia pública federal que controla e fiscaliza o mercado de seguros, resseguros, capitalizações e previdência privada. Tem atribuições como atuar em defesa dos interesses do consumidor, preservar a liquidez e a solvência das instituições no mercado, promoverema estabilidade do mercado segurador, incentivar sua expansão e fiscalizar a constituição, seu funcionamento e organização.
Instituto de Resseguros do Brasil (IRB): tem como principal responsabilidade fiscalizar as operações de resseguros realizadas no país e no exterior. Um resseguro é o seguro de um seguro, quando uma Companhia Seguradora realiza uma operação acima de sua capacidade financeira,repassando parte ou o total do risco do contrato a outra Companhia Seguradora (Resseguro).

Tipos de Seguros
                Os seguros são classificados em duas grandes modalidades, pessoas e não pessoas (PF E PJ).  Esses seguros são:
- Seguro de Vida: garantir um pagamento a um beneficiário em caso de morte. Essa cobertura pode ser por morte natural ou até mesmo acidental. Pode ser feito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FIDC
  • Fundos de investimentos e direitos creditorios
  • BENEFÍCIOS DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS ATRAVÉS DO FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITÓRIOS
  • resumo fundos de investimento
  • Resumo Cap. 19 A história da Arte
  • resumo dos delitos e das penas cap. do 19 ao 24
  • fundos de investimentos
  • Fundo de Investimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!