Resumo cap 11 max bezerman

799 palavras 4 páginas
Resumo do Capítulo 11

Melhorando a tomada de decisões

Decidir é escolher entre possibilidades e alternativas a melhor maneira de solucionar um problema ou de aproveitar uma oportunidade. Apesar de o homem ser racional, experiências já vividas possuem grande pesar nos momentos decisórios o que acarreta, em grande parte, o fracasso. Todavia, não obter sucesso em algumas escolhas auxilia o processo de decisão tendo em vista que com os erros também é possível aprender. Não existe fórmula para acertar sempre, existem estratégias que auxiliam no processo de decisão racional.
Dentre estas estratégias está a de usar ferramentas de análise de decisão que é utilizado quando é necessário tomar uma decisão muito importante, de maneira racional. Analisar a decisão significa atribuir valores às alternativas que demonstrem a preferência entre elas e considerar a probabilidade de erro de cada uma. Utilizar o método do valor esperado auxilia na identificação das alternativas que poderiam ser um problema futuro. Utilizar o modelo linear, ponderar entre as alternativas, é considerado uma excelente estratégia de decisão, pois utiliza as opções a fim de concluir um pensamento lógico, racional, e não fazer cruzamento de dados para gerar uma previsão, e por não considerar fatores externos quando houver uma mesma entrada de dados as saídas serão sempre iguais. A resistência a esse modelo se dá por considerar os elementos decisórios isolados, sendo difícil para o ser humano não se deixar influenciar por intuições.
Ter experiência e conhecimento técnico como estratégia no momento de decidir algo é totalmente relevante. Conhecimentos prévios sobre o assunto e conhecimentos técnicos conceituais sobre como decidir racionalmente auxiliam a estimar um resultado a partir de uma escolha. Ter experiência não garante que erros não sejam cometidos, contudo tem-se o retorno de vieses passados como exemplo. Ter habilidade é saber utilizar a racionalidade e reconhecer os viesses que a limitam.

Relacionados