resumo cap 1- suprimento de mão de obra rh

Páginas: 5 (1099 palavras) Publicado: 5 de dezembro de 2013
Resumo da Unidade 1 – Suprimento de mão de obra
Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro das organizações. O papel do recrutamento é divulgar no mercado de trabalho as oportunidades que a organização pretende oferecer para as pessoas que possuam determinadas características desejadas.É responsabilidade desta área planejar e implantar mecanismos que garantam um processo de atração dos talentos necessários bem como definir e implantar políticas e ferramentas que garantam a escolha dos profissionais adequados. As fontes de recrutamento podem vir de dentro da empresa ou de fora, neste caso, correspondendo à pesquisa no mercado de recursos humanos. Exemplos de fontes de recrutamento são:recomendação ou indicação de empregados; ex-empregados; anúncios em jornais ou revistas; Sites Corporativos ou de Empregos; Escolas e Universidades; sindicatos e Associações de Classe; caçadores de talentos – headhunters; consultorias na área de Recursos Humanos; banco de talentos das empresas; redes sociais profissionais na internet como Linke-in, Plaxo e Via6 - vêm crescendo o uso de Redes Sociaisonde os profissionais se cadastram evidenciando suas experiências e qualificações e formam uma rede com outros profissionais do seu network. Nessas redes, os profissionais podem fazer recomendações em relação aos outros contando o que observaram quando trabalharam juntos.
É responsabilidade dos profissionais de RH, desenvolvendo políticas sérias de recrutamento e seleção, alinhadas com apolítica da empresa; planejar esses processos de forma estratégica e global, compreendendo todas as partes envolvidas e buscando atender tanto aos objetivos organizacionais quanto aos objetivos individuais. Tendo em vista que deve haver o cuidado com os deslizes cometidos por profissionais de RH nos processos de recrutamento e seleção para com os candidatos, tais como não explicitar o cargo e as atividadesa serem desenvolvidas, não tornar claras as etapas da seleção, não fornecer um feedback, claro e pontual, sobre o desempenho do candidato durante a seleção e, principalmente, não dar uma resposta ao candidato depois da finalização do processo. O profissional pode estar se arriscando e colocando o seu próprio trabalho em jogo, pois, pelo que se sabe, nenhuma empresa deseja trabalhadoresdesqualificados, agindo de modo despreparado.
Mercado de trabalho e Mercado de Recursos Humanos;
MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho é dinâmico e sofre alterações continuamente por diversos fatores, é constituído pelas ofertas de trabalho ou de emprego oferecidas pelas organizações, e é do perfil desse mercado de trabalho que surgem os candidatos para preenchimento de vagas.
Para Chiavenato (2009), omercado de trabalho comporta-se em termos de ofertas e procura, ou seja, de um lado há disponibilidade de empregos e de outros, demanda de empregos, respectivamente, isto porque quanto maior o número de organizações em determinada região, tanto maior o mercado de trabalho e o seu potencial de disponibilidade de vagas e oportunidade de emprego. Um aspecto importante a ser observado é que cadaprofissão possui suas particularidades, portanto, isso não pode ser desconsiderado num processo de recrutamento.
De acordo com Chiavenato (2009), há uma incessante mudança no mercado de trabalho que gera:
• Formidável redução do nível de emprego industrial
a. Produção industrial maior e com menos pessoas devido às novas tecnologias e processos.
b. Oferta de emprego em expansão no setor de serviços.c. Migração do emprego industrial para o emprego terciário.
• Gradativa sofisticação do emprego
a. Trabalho industrial cada vez mais mental e menos braçal.
b. Advento da tecnologia da informação na indústria.
c. Maior automatização dos processos industriais.
• Conhecimento como o recurso mais importante
a. Capital financeiro é importante, mas ainda mais importante é o conhecimento de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Suprimento de mão de obra
  • suprimentos de mão de obra
  • suprimento de mao de obra
  • suprimento de mão de obra
  • Suprimento de mão de obra
  • Suprimento e mão de obra
  • Suprimento de mao de obra
  • Suprimentos de mão de obra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!