Resumo cap 1 Administração de Marketing do Kotler Ed 14e

603 palavras 3 páginas
Inúmeras são as definições para o que é marketing, como citado, podemos dizer simplesmente que marketing é “suprir necessidades gerando lucro”. Mas é simples fazer isso? Claro que não, o marketing hoje é considerado como uma das atividades ou a atividade mais importante em diversas empresas, muito em função de sua complexidade, incertezas e expectativas.
E por que o marketing tem se transformado em algo tão importante? Muitas empresas já haviam se dado conta pela própria experiência, pelos seus resultados e talvez até mesmo por mérito de seus profissionais o quão positivo pode ser para a empresa uma eficaz gestão de marketing, digo que essas são as empresas que tiveram o marketing criado no amor.
Entretanto, grande parte das empresas precisou aprender na dor, e digo na dor, pois ou elas se viravam e corriam atrás do tempo perdido quando do início da crise financeira no final de 2007 começo de 2008, ou elas iriam desaparecer. O marketing em momentos de crise se torna ainda mais vital pois certamente empresas terão menores retornos e passaram por dificuldades, fazendo com que quem melhor entender seus clientes e o rumo dos mercados tenha um diferencial ainda mais expressivo. Uma coisa é você fazer dinheiro quando todos estão, outra bem diferente é conseguir manter saudável a sua empresa quando estão todos quebrando o mercado recessivo.
Sim, marketing não é vender simplesmente, não é fazer uma propaganda bonita. O marketing envolve todas ou praticamente todas as áreas de uma empresa. Ao identificar a necessidade do cliente o marketing irá se comunicar com a produção para verificar a viabilidade da produção, com a área de P&D se a produção sozinha não der conta, com a área financeira para avaliar se a empresa tem condições de entrar na empreitada, com a logística para avaliar uma possível campanha de entregas ou novos mercados alvos e assim vai.
Uma adaptação a citação feita por Peter Drucker apresentada no livro resume bem o parágrafo acima, o marketing

Relacionados