Resumo capítulo 6 e 7, o monge e o executivo.

Páginas: 8 (1759 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
1. INTRODUÇÃO
O livro narra a história de John Daily, um executivo bem sucedido, técnico voluntário de um time de beisebol, casado e pai de dois filhos. Desde o início de sua vida John se via perseguido por um nome: “Simeão”. De todos os fatos e coincidências, ele não compreendia porque, sempre ao longo dos anos, tinha o mesmo sonho que lhe transmitia a mesma mensagem: “Ache Simeão e ouça-o!”.Após um movimento sindical em sua fábrica, as constantes reclamações de sua esposa e a insubordinação de seus filhos, John começa a ver que nem tudo estava como havia planejado. Diante disso sua esposa sugere que ele vá se aconselhar com o pastor de sua igreja, que o indica a participar de um retiro num pequeno e relativamente desconhecido mosteiro cristão.
Uma das coisas que despertou seuinteresse foi o fato do lendário Len Hoffman, um ex-executivo que ele admirava, ser um dos frades do local. Apesar de sua resistência, o receio de perder sua família, decidiu ir. Ao chegar foi recepcionado por padre Peter, e ao indagar sobre a programação descobriu que Len Hoffman seria responsável pelo curso de liderança, porém o que mais lhe surpreendeu foi o nome que Len tinha recebido no mosteiro:“Simeão”.









2 – CAPÍTULO 6
A ESCOLHA.
Devemos tomar para nós a responsabilidade que nos foi imposta independente de qualquer situação, no trabalho, em casa, em qualquer lugar onde estejamos, pois se jogarmos as nossas responsabilidades em cima de outrem, não estaremos assumindo nosso papel na sociedade.
Mais importante do que manuais cheios de regras e normas decomportamento é a maneira de agir dos líderes, pois os liderados sempre, ou quase sempre, seguirão ou se basearão em seu comportamento. Um líder é capaz de levar a equipe ao sucesso ou ao fracasso dependendo de sua posição e relacionamento com sua equipe.
Nossa maneira de pensar e sentir influenciam nosso comportamento, mas, também pode acontecer o contrário e o nosso comportamento influenciar nossopensamento e sentimento sobre algo, ou seja, os sentimentos podem vir em consequência de nosso comportamento.
A liderança começa com uma escolha, é necessário assumir responsabilidades, embora muitas pessoas prefiram ignorá-las. A sociedade hoje tem justificativas para fugir de toda e qualquer responsabilidade.
Para cada efeito ou evento, existe uma causa, a isso chamamos determinismo. Isto quer dizerque se sabemos a causa, poderemos imaginar o efeito. Embora os genes e o ambiente tenham efeito sobre nós, ainda somos livres para fazer nossas próprias escolhas e temos habilidades e motivos para justifica-las, pois esta é uma característica do ser humano.
Todos nós precisamos fazer escolhas e aceitar as responsabilidades que elas nos trazem. Estas escolhas, às vezes nos trazem novos hábitos.Há quatro estágios para se adquirir novos hábitos:
1. Inconsciente e Sem Habilidade – onde não há interesse em aprender a prática;
2. Consciente e Sem Habilidade – se conhece a nova prática, mas não tem habilidade;
3. Consciente e Habilidoso – cada vez mais experiente e confortável com a nova prática;
4. Inconsciente e Habilidoso – não se pensa mais para praticar o ato. Tornou-seautomático e natura.
Quando a pessoa alcança ao 4º estágio, não precisa tentar ser boa no que faz, ela simplesmente é. Entendemos então que liderança é caráter. Amor, paciência, bondade, humildade, abnegação, respeito, generosidade, honestidade e compromisso são qualidades importantes para um bom líder e para um bom caráter.
“Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter,e nosso caráter torna-se nosso destino.”
“... O homem é essencialmente autodeterminante, ele se transformou no que fez de sim mesmo”, ou, então, de que o modo de ser das pessoas “depende das decisões, mas não das condições”. Incrível!”
Não são as condições em que um homem se encontra que o moldam e sim suas decisões. Um líder não deve se deixar levar pelas condições do ambiente em que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Capitulo 6
  • Resumo
  • O monge e o executivo capitulo 6
  • Resumo: o monge e o executivo. cap.7
  • resumo capitulo 1 monge executivo
  • monge e o executivo inicio do resumo por capitulo
  • Resumo capitulo 3 O monge e o executivo
  • Monge e o executivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!