resumo capítulo 5 casa grande e senzala

Páginas: 11 (2645 palavras) Publicado: 25 de abril de 2014
Resenha do primeiro Capítulo de Casa-grande e senzala.

FREYRE, GILBERTO, 1900-1987 Casa-Grande & Senzala: Introdução a história da sociedade patriarcal no Brasil; ilustrações Cícero Dias e Antonio Montenegro. – 45º Ed. – Rio de Janeiro: Record, 2001

Gilberto Freyre foi um sociólogo, antropólogo e escritor, nascido em Recife, 15 de março de 1900 e veio a falecer em 18 de julho de 1987. Tevegrande importância no cenário brasileiro e mundial. Sendo até nossos dias, relembrado como fundamental para reconstituição histórico-social do Brasil e de Portugal. Freyre estudou na universidade de Columbia nos Estados Unidos onde conhece Franz Boas, seu orientador e sua principal referência intelectual.
Estudou, em 1921, na faculdade de ciências políticas (inclusive as ciências sociaisjudiciais) da universidade de Colúmbia, cursos de graduação e pós-graduação.
Em 1922 defendeu sua tese de mestrado "social life in brazil in the middle of the 19th century" (vida social no Brasil nos meados do século XIX).
Também foi membro da academia pernambucana de letras e da academia portuguesa de história, ensinou em várias instituições de ensino superior, tanto no Brasil como no exterior.
Alémde sua importância como sociólogo e antropólogo, exerceu o cargo de deputado federal, eleito por pelo estado de Pernambuco. Teve diversos artigos e livros publicados. Além de sua maior obra: Casa-grande e senzala. Podemos citar como outras grandes obras do autor: Sobrados e mocambos, 1936; Açúcar, 1939; Ordem e progresso, 1957. Brasis, Brasil e Brasília, 1968; O brasileiro entre outros hispanos,1975, entre outros.
O sociólogo Gilberto Freire inicia o primeiro capítulo falando sobre as características dos portugueses que possibilitaram a colonização. Desde as guerras com os mouros, a influência semita é visível à estrutura do português. Povo de grande mobilidade e adaptabilidade, tanto física como social, o semita impõe suas marcas ao português que já não tinha um estereótipo social oumesmo físico determinado. “População indecisa no meio de dois bandos contendores [nazarenos e maometanos], meia cristã, meia sarracena e que ambos contava parentes, amigos, simpatias de crenças e costumes. (ALEXANDRE HERCULANO, 1853, apud, FREYRE, 2001. P. 81).
Essa influência africana, estimulada pela guerra, está intrinsecamente associada ao fervor sexual e a adaptabilidade do português, pois,como diz Freyre: ''A singular predisposição do português para a colonização híbrida e escravocrata dos trópicos, explica-a em grande parte o seu passado étnico, ou antes, cultural, de povo indefinido entre a Europa e a África. (FREYRE, 2001, p. 80).

A mobilidade foi um dos segredos do português. Com uma população de insignificante número, não se explica a colonização de territórios tão distantesuns dos outros, como na África, América e Ásia, se não, pela sua mobilidade e poder de miscigenação. O português dominou territórios muito extensos e implantou-se de forma marcante em todos esses. Havia também a preocupação com as atividades específicas que cada região necessitava. Sua experiência de outras colônias foi muito importante para sanar este problema. Deslocava-se homens de acordo comsuas experiências profissionais. “Os indivíduos de valor, guerreiro, administradores, técnicos, eram por sua vez deslocados pela política colonial de Lisboa como peças num tabuleiro de gamão: da Ásia para a América ou daí para a África, conforme conveniências de momento ou de religião.” (FREYRE, 2001, p. 83)
Sobre a miscibilidade do português, Freyre nos remete que a dificuldade imposta pelapequena população portuguesa, foi logo suprimida pelo desejo sexual desenfreado; e estimulado pelas razões econômicas e políticas do Estado. A figura da moura-encantada, mulher morena cheia de misticismo, já estava para o imaginário português associada ao seu mais puro desejo sexual. “[...] que os colonizadores vieram encontrar parecido, quase igual, entre as índias nuas e de cabelos soltos do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo do capitulo 5 do livro " casa grande e senzala
  • Resumo Casa Grande e Senzala capitulo 1
  • resumo casa grande & senzala
  • Resumo de casa grande e senzala
  • Resumo casa grande e Senzala
  • Resumo casa grande e senzala
  • Resumo
  • Resumo a casa grande e a senzala

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!