Resumo capítulo 2 - Administração de Produção e Operações

Páginas: 5 (1018 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
• Wickam Skinner: análise da perda de competitividade industrial pelas empresas americanas. Motivos principais:
- Operações envolvem a maioria do investimento em capital e também a maioria dos recursos humanos da organização (uma mudança nas formas de gerenciar esses recursos pode ter repercussões estratégicas importantes).
- Decisões incluem recursos físicos que têm “inércia” decisória(tempo que decorre entre o momento da tomada de decisão e o momento que ela tem efeito). Para uma boa decisão, é necessário desenvolver uma visão de futuro que se pode estender por certo período.
- Assim que decisões surtem efeito, são difíceis e caras de serem revertidas, permanecendo a exercer influência por longo tempo.
- Opções estratégicas adotadas quando se decide por determinada alternativaimpactam diretamente as formas com que a empresa vai ser capaz de competir nos mercados no futuro. Argumenta que a melhor forma de projetar e gerenciar operações produtivas depende da forma com que se quer competir no mercado.
• Trade-offs: é impossível para uma operação aumentar seu desempenho substancialmente em todos os aspectos simultaneamente. Renuncia-se ao desempenho superior em um aspectopara se privilegiar o desempenho em outro aspecto.
• 1984, Hayes e Wheelwright: modelo de quatro estágios de avanço na posição estratégica que o setor de manufatura pode ter: neutralidade interna, externa, apoio interno e externo.
• Preocupação da estratégia de operações: processo global da função de produção em detrimento dos processos individuais; manutenção da área de operações adaptada aoseu ambiente, para que a operação possa melhor encarar os desafios futuros; desenvolvimento de longo prazo dos processos e recursos e criação de competências para que a organização possa ter níveis sustentáveis de vantagens competitivas.
• Múltiplas formas de competir no mercado: existem vários aspectos que são possivelmente importantes e levados em conta pelo cliente, assim não há uma melhorforma de gerenciar operações. Também, os aspectos potencialmente importantes não só são múltiplos, mas também podem ser inter-relacionados e, em alguns casos, conflitantes (trade-offs). Para que as operações possam ter maior precisão em que focalizar, são criadas listas de aspectos de desempenho, já que nem todos esses critérios são igualmente importantes para todos os tipos de negócios ou para todosos tipos de clientes.
• Conflito (trade-off) entre aspectos de desempenho em operações: Há relações conflituosas entre determinados pares de aspectos de desempenho, como oferecer um pacote absolutamente consistente de serviços e aceitar pedidos personalizados, que representa um trade-off entre qualidade/consistência e flexibilidade/produto. Trade-offs podem ter seu comportamento alterado, já queo quanto o desempenho num critério é prejudicado pela melhoria do desempenho em outro critério pode ser alterado no médio e longo prazo.
• Análise de foco operacional na prática: é impossível que uma operação apresente desempenho excepcional simultaneamente em dois critérios que representem trade-offs entre si. Essa busca por um desempenho excepcional causa a “desfocalização de operações”,levando a níveis piores de desempenho.
O foco dado para uma unidade de operações depende de:
a) Identificação dos públicos-alvo:
b) Estabelecimento de aspectos de desempenho que descrevam as importâncias relativas, dadas pelos diferentes.
c) Análise da questão dos recursos produtivos que serão usados para atender aos públicos analisados.
• Operações focalizadas: a função de operações deve focalizarcada parte do sistema de operações em um conjunto limitado e gerenciável de produtos, tecnologias, volumes e mercados, de forma a limitar os objetivos das operações nos quais se busca excelência. Se uma empresa compete com uma gama muito ampla de produtos, a decisão de adotar o conceito de operações focalizadas pode demandar grandes investimentos em novas unidades e novos equipamentos. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento Capítulo 8
  • respostas administração de produção e operações, capítulo 1
  • ATPS
  • CAPITULO 9 DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
  • ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
  • Administração da produção e operações ii
  • ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
  • Administração da Produção e Operações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!