Resumo capítulo 1 - vinte anos de crise

Páginas: 3 (547 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
A guerra ain­da era vista principalmente como negócio de soldados e o corolário disto era que a política internacional era um negócio de diplomatas. Não havia um desejo geral deretirar a condução dos assuntos internacionais das mãos dos profissionais, nem mesmo de prestar atenção séria e sistemática ao que eles esta­vam fazendo.

A guerra de 1914-18 pôsum fim na opinião de que a guerra é um assunto que afeta unicamente soldados profissionais e, fa­zendo isto, dissipou a impressão correspondente de que a políti­ca internacional podia serdeixada com segurança nas mãos dos diplomatas profissionais. A campanha pela popularização da po­lítica internacional começou, nos países de língua inglesa, sob a forma de uma agitação contratratados secretos.


A ciência da política internacional, portanto, surgiu em resposta a uma demanda popular.

A razão, diz Kant, deve pesquisar a nature­za "não... como um aluno, quepresta atenção a tudo o que seu mestre decidir contar-lhe, mas como um juiz, que obriga a teste­munha a responder-lhe todas as perguntas que ele mesmo ache apropriadas a seu fim?".O pensamen­to político é, ele mesmo, uma forma de ação política. A ciência política não é apenas a ciência do que é, mas do que deveria ser.

No século dezoito, o comércio na Europaocidental tornou­-se tão importante, que as restrições a ele impostas pela autori­dade governamental, e justificadas pela teoria mercantilista, constituíram-se em obstáculos. Oprotesto contra essas restri­ções assumiu a forma de uma visão desejada de um comércio universal livre; e, partindo dessa visão, os fisiocratas na França, e Adam Smith na Grã-Bretanha,criaram a ciência da economia política. A nova ciência baseou-se primeiramente na negação da realidade existente, e em certas generalizações artificiais e não verificadas sobre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo vinte anos de crise
  • Resumo crítico referente à obra “Vinte anos de crise”
  • Vinte Anos de Crise
  • Vinte anos de crise
  • Vinte anos de crise
  • Resenha vinte anos de crise
  • FICHAMENTO VINTE ANOS DE CRISE
  • Vinte anos de crise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!