Resumo Caminhos Buberianos

Páginas: 13 (3114 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013
Uninter Centro universitário
Curso Pedagogia

Navegantes 29 de Agosto de 2013
Claudete Lopes de A. Gouvêa
RU: 956713





RESUMO



Ética e Educação - Caminhos Buberianos

Ferdinand Röhr


A educação tem como objetivo contribuir para a formação humana, no sentido de humanizar o educando,queremos que a Educação ajude o educando a se constituir um ser ético.
O fatode a Educação ser um tipo de agir humano abre a segunda perspectiva de interligação entre ética e Educação, ela precisa, como qualquer ação humana, de uma orientação ética.
Por muito tempo, a Filosofia da Educação tendeu a enxergar na Educação ética e na ética pedagógica as únicas ligações entre ética e Educação. Com raras exceções, o educando não conta apenas com um educador. Assim, podemosfalar de uma ética da comunidade dos educadores, constituída pelos pais, parentes, professores, amigos e outros membros significativos. Se na comunidade dos educadores não se instala um comportamento ético entre os seus membros em relação ao trabalho pedagógico, este pode ser ameaçado na sua qualidade e até no seu êxito. Esse é um aspecto pouco discutido academicamente sob o ponto de vista daética.Situação que amplia e reverbera na dificuldade de determinar o ético desde uma perspectiva pedagógica que, embora ultrapasse a mera fixação de orientações do nosso agir em fórmulas, regras, leis ou posturas dogmáticas, não pode abdicar de "enfrentar o não enfrentável" (BAUMAN, 2011, p. 31) de nossas escolhas e orientações educativas.
Uma vez identificadas essas três problemáticas daEducação, que solicitam uma noção daquilo que é a ética, encontramo-nos diante da dificuldade de determinar o ético.
Martin Buber pode nos trazer elementos significativos para uma reflexão ética direcionada à Educação.
Como ressalta Newton von Zuben (1985), Martin Buber apresenta-se como um dos intelectuais mais criativos de nossa época, uma vez que sua vida e sua obra "[...]articularam-se de tal modo que, cada uma a seu modo, serviu de testemunho à outra [...]" (p. 1), desvelando o vínculo entre o compromisso do pensamento e da ação. Por isso, cada nova retomada de sua reflexão encontra expressão em alguma atividade social, cultural, política e pedagógica.
Martin Buber tem exercido, através de sua obra, uma influência notável em diversos campos do saber. Para von Zuben,seu pensamento é atípico, na medida em que recusa apresentar uma doutrina estruturada, formal: "Seus escritos nem sempre obedeceram a planos preconcebidos. Aconteciam à medida que as questões cruciais lhe defrontavam e exigiam sua palavra [...]" (Ibid., p. 2).
Sua obra foi Tematização em torno do problema do homem.
O diagnóstico sobre o problema do homem é acompanhado de uma percepçãoda própria insuficiência da linguagem científica na interpretação das dimensões fundamentais da existência humana. Von Zuben afirma que as ideias de Martin Buber são encapsuladas em um uso abusivo da noção de dialogo, o que tem gerado, principalmente no campo educacional, uma espécie de "sobrecarga semântica".
As proposições buberianas para uma existência dialógica fundada sobre a relaçãointer-humana é bastante complexa, na medida em que tal concepção configura-se como um elemento catalisador de toda a sua concepção de homem, de sociedade e de educação, a qual não está confinada em construtos meramente antropológicos ou psicológicos.



O CAMINHO DA ÉTICA DIANTE DO UNIVERSALISMO E DO RELATIVISMO


Dentre as possíveis classificações geradas pelo pensamento filosófico,podemos distinguir três posições principais em relação à ética. A primeira, mais bem representada na história da humanidade, tem base na crença da possibilidade de estabelecer a ética de forma objetiva e válida para todos os seres humanos. Mais frequentemente, trata-se de sustentar essa posição em revelações divinas por intervenção direta de instâncias transcendentes na imanência, seja por sinais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • caminhos buberianos
  • Caminhos Buberianos
  • etica e educaçao caminhos buberianos
  • CAMINHOS BUBERIANOS
  • etica e educacao-caminho buberianos
  • Ética e Educação – Caminhos Buberianos
  • ÉTICA E EDUCAÇÃO E CAMINHOS BUBERIANOS
  • Resumo do livro caminho a Cristo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!