Resumo básico de Filofosofia

370 palavras 2 páginas
FILOSOFIA
1. Definição de Filosofia
A definição de Filosofia não pode ser dada de uma forma conclusiva, pois não existe uma definição universal, aceite por todos os filósofos. Em Filosofia, em possibilidade revela-se, por natureza, problemática.

2. Tarefa do Filósofo
Ser filósofo não é discutir o “sexo dos anjos”. A função do filósofo é questionar, dentro dos parâmetros lógicos, o modo de ser de um fenómeno e o porquê desse modo de ser. Os filósofos questionam uma realidade que parece estática, mas permanece em constante mutação. Ser filósofo é não aceitar um dado de pôr sobre ele os instrumentos lógicos de que o raciocínio nos capacitou. É apreciar o fenómeno dado de forma detalhada e segura, para só assim passar da hipótese à tese.

3. Características da Filosofia
As características da Filosofia são a autonomia, a radicalidade, a universalidade e a historicidade.
Autonomia – O filósofo ousa pensar por si mesmo, servindo-se da sua própria razão de modo livre e autónomo.
Radicalidade – O carácter radical da filosofia decorre do facto de esta colocar questões que vão à raiz das coisas (ex: O que é a realidade?)
Universalidade – A filosofia procura uma compreensão do real na sua totalidade (ex: O que é o Homem?).
Historicidade – A filosofia desenvolve-se ao longo da história, sendo o filósofo influenciado pela sua cultura (modos de pensar, sentir e agira da época).

4. Filosofia Sistemática e Teórica
A filosofia sistemática é um dos dois tipos de filosofia (o outro é a f. espontânea). “Sistemática” significa profissional.
A filosofia teórica é uma duas dimensões da filosofia (a outra é prática). “Teórica” significa conhecer.

5. O valor e a utilidade da Filosofia
Valor da Filosofia: Se pensarmos bem, é a filosofia que tem movido o mundo, é a filosofia que tem mantido o mundo a rolar e não o tem deixado cair na ignorância. E assim tem formado “grandes” homens que encaram o mundo de uma maneira diferente, questionando até mesmo os objetos mais

Relacionados