RESUMO BRENO CORROS O ELETROLI TICA C Pia 2

464 palavras 2 páginas
Corrosão eletrolítica
A corrosão eletrolítica é um processo eletroquímico que acontece com a aplicação de corrente elétrica externa. Ela e provocada por correntes de fuga também chamadas de parasitas, e acontece com freqüência em tubulações de petróleo e de água potável, em cabos telefônicos enterrados em tanques de postos de gasolina etc. Essas correntes ocorre devido a deficiência de isolamento ou de aterramento fora de especificações técnicas. Com isso ocorre furo nas instalações onde a corrente escapa para o solo.
Como minimizar os efeitos da corrosão?
A corrosão se tornou um desafio ao homem, mesmo a ciência criando tecnologia avançada para resolver este problema ela sempre encontra um meio de se fazer presente, o custo do material para que substituir o antigo e muito alto e se torna inviável sua reposição. O geralmente leva ao emprego de técnicas anticorrossivas como: a proteção catódica e anódica, os revestimentos e os inibidores de corrosão. A proteção catódica de estruturas metálicas se baseia na injeção de corrente elétrica por meio de duas técnicas, a proteção por anodos galvânicos (espontânea) e a proteção por corrente elétrica (não- espontânea).
Proteção catódica por anodos: Um exemplo é o que é feito em navios onde há formação de uma pilha na qual em função de seu maior potencial de oxidação, zinco atua como anodo e protege o ferro do casco do navio.
Proteção anódica:é feita através de uma aplicação de uma película protetora nos matériais metálicos por aplicação de corrente anódica externa causando a passivação do metal.Os revestimentos protetores são aplicados sobre superfícies metálicas formando uma barreira entre o metal e o meio corrosivo o que impede ou ameniza o processo de corrosão.Alguns revestimentos utilizados nas aplicações é a tinta e o zarcão que protege tubulações industriais, grades e portões. Outra forma é a galvanização que consiste na superposição de um metal menos nobre sobre o metal que será protegido um exemplo são os

Relacionados