Resumo bioquímica

Páginas: 9 (2081 palavras) Publicado: 9 de maio de 2011
BIORESUMO COMPONENTES QUÍMICOS DA CÉLULA

 Metabolismo;

1-Componentes Inorgânicos 1.1 - Água É a substância que está em maior proporção nas células. Nos organismos varia segundo:  Espécie; O ter de água em células que trabalham mais (são mais ativas) é maior, então o neurônio é uma célula com grande teor de água. Possui várias funções, algumas delas são:  Transporte de substâncias; Participa das reações de hidrólise;  Controle da temperatura corpórea;  Reagente em processos vitais para o organismo;  Produto em processos vitais para o organismo;  Capacidade de Solvente (Solvente Universal); 1.2 - Os Sais Minerais Possuem papel fundamental para o metabolismo celular, são encontrados em duas formas: Como componentes de estruturas esqueléticas ou dissolvidos na água.Possuivárias funções, algumas delas são:  Componente estrutural, como o cálcio encontrado em carapaças, esqueletos, casca de ovos etc.  Regulação da quantidade de água na célula;  Equilíbrio elétrico da célula;  Equilíbrio ácido-base;  Funcionamento das enzimas; A seguir algumas funções específicas dos Sais minerais:

As medusas podem apresentar mais 95% de água em sua estrutura, enquanto os sereshumanos o ter de água pode variar de 65% a 75%, ou seja, cerca de 2/3 a ¾ de sua massa corporal.  Idade;

O teor de água em indivíduos de uma mesma espécie varia com a idade, quanto mais novo for o indivíduo maior a quantidade de água em seu corpo, levando em conta sua massa corporal.

Sal Mineral Na+ e K+ (Sódio e Potássio) Ca++ (Cálcio)

Fe++ (Ferro)

Mg++ (Magnésio)

PO4--(Fosfato)F- (Flúor) I- (Iodo)

Função São os principais responsáveis pelas alterações elétricas nos neurônios. Participa da contração dos músculos e da coagulação sangüínea. Componente da molécula da hemoglobina (substância transportadora de oxigênio), presente nas hemácias é encontrado também em moléculas chamadas de citocromos (Participam da respiração celular). Faz parte da molécula de clorofila,pigmento que participa da fotossíntese. Indispensável para os processos de transferência de energia, e para síntese (fabricação) dos ácidos nucléicos. Faz parte da molécula de ATP, importante fonte de energia para as atividades celulares. Componente do esqueleto dos vertebrados. Componente dos dentes e ossos. Faz parte dos hormônios produzidos pela glândula tireóide Tiroxina (T3 e T4), que controla ometabolismo dos vertebrados.

2.1) Carboidratos (Açúcares; Hidratos de Carbono; Glicídios) Os carboidratos geralmente possuem em sua estrutura C,H,O. Ex: C6H12O6 (Glicose) Figura:
O OH H OH OH H

H – C – C – C – C – C – C – OH H OH H H H
glicose

Os carboidratos simples são o açúcar branco, farinha branca, arroz branco e os alimentos feitos com estes, como o pão branco, massas.Classificação dos carboidratos a) Monossacarídeos: São os menores açúcares. Geralmente, têm a fórmula Cn(H2O)n, onde o valor de n varia de 3 a 7. OBS: O nome genérico dos monossacarídeos é dado pelo valor de n. Ex. n=3 (C3H6O3) Trioses / n=5 (C5H10O5) Pentoses n=6 (C6H12O6) Hexose NOTA1: Os monossacarídeos mais abundantes são as Hexoses como a Glicose, Frutose e Galactose * ,O principal papel desses açúcares éenergético e estes são unidades de formação de açúcares mais complexos. NOTA2: As Pentoses (C5H10O5 – Desoxirribose e Ribose) também são monossacarídeos freqüentes. Compõem as moléculas dos ácidos nucléicos (DNA e RNA). b) Oligossacarídeos: São carboidratos formados pela união de 2 ou 10 unidades de monossacarídeos.

2-Componentes Orgânicos As moléculas orgânicas podem desempenhar várias funçõescomo:  Estrutural: compõem a arquitetura das células e dos tecidos, temos como exemplo o colágeno, componente dos ossos e de outros tecidos animais, e a celulose, encontrada nos tecidos vegetais.  Energética: Fornecem energia para o trabalho celular, temos como exemplo a Glicose que é um “combustível” de uso imediato das células.  Informacional: Controla as atividades celulares, como a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo de bioquímica
  • resumo bioquimica
  • Resumo de bioquimica
  • resumo bioquimica
  • Resumo Bioquimica
  • Resumo Bioquimica
  • Resumo de bioquimica
  • Resumo de Bioquímica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!