RESUMO BIMESTRL GEEEEEO

916 palavras 4 páginas
Geografia
Capítulo 1: Surgimento de uma nova ordem mundial e oposição Norte-Sul
-Uma nova ordem geopolítica mundial: é uma correlação de forças no plano internacional, ou seja, o equilíbrio mundial de poder entre os Estados Nacionais.
-Temos que entender que existem centenas de Estados, em que eles não são autossuficientes, querendo ou não dependem um do outro em algumas ações. E os Estados são completamente diferentes entre sim, um apresentam um contingente de população maior que o outro, territórios, recursos naturais, economia e poderio militar forte.
-É importante destacar que uma nova ordem é provisória, porque no decorrer dos anos haverá mudanças, em virtude de vários fatores, como: economia, modernização, alinhamento de países, etc.
-São definidas as ordens mundiais como:
* Unipolar ou Monopolar: quando existe uma única grande potência mundial, um único grande pólo internacional de poder.
* Bipolar: quando existem duas grandes potências que se destacam no cenário mundial.
* Multipolar: quando há várias nações que se destacam no cenário mundial.
Ordens mundiais:
-Após a Segunda Guerra Mundial representou um desequilíbrio total na ordem multipolar (Reino Unido, França, Alemanha, EUA, Japão e Rússia). A Alemanha foi a maior perdedora, sendo dividida em Alemanha Ocidental e Oriental. Os EUA e a União Soviética surgiram como as vencedoras. Tendo início a bipolaridade, que significou um mundo dominado por duas grandes potências mundiais.
-Foi marcado pela disputa do capitalismo (EUA) e socialismo (URSS). Nos anos 80, houve uma crise no sistema socialista, e com isso o mapa-múndi sofreu transformações, como a reunificação da Alemanha e a divisão da Tchecoslováquia que ficou dividida em República Tcheca e Eslováquia
- Com o fim da URSS, o mundo está dividido em Norte (desenvolvido) e Sul (subdesenvolvido)
Diferença entre Norte e Sul:
-Havia uma oposição entre o Norte rico e o Sul pobre.
-Com o fim da URSS, o mundo deixou de ser bipolar, e ingressou

Relacionados