Resumo Balanced Score Card Zaffari

3538 palavras 15 páginas
Resumo sobre o cenário da concorrência de mercado onde o Zaffari atua.
O atual cenário do mercado varejista, em especial dos supermercados, mostra uma acirrada concorrência, onde um pequeno número de grandes redes domina, e inúmeros pequenos mercados lutam por sobrevivência. Há uma intensa disputa travada nas campanhas de marketing, e a participação no mercado por parte das grandes redes é, de certa forma, equivalente. Nas políticas de preço, vê-se também bastante similaridade, não havendo diferenças significativas entre os concorrentes. Tal panorama faz com que o diferencial competitivo dos supermercados resida na melhoria de sua gestão e na eficácia de suas operações, pois dessa forma conseguem angariar recursos que podem ser convertidos em investimentos, sendo então percebidos pelos clientes como vantagens sobre a concorrência.
E para obter tais vantagens competitivas, um supermercado deve controlar seus processos internos, seus resultados e sua eficácia, através de indicadores que mostrem sua real situação perante o mercado. O uso do Balanced Scorecard é essencial na implantação de uma gestão estratégica que dê os resultados esperados, pois permite a mensuração e o acompanhamento dos indicadores de desempenho, levando a organização a progredir rumo às suas metas de longo prazo, garantindo assim sua posição competitiva no mercado.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS A idéia para a elaboração deste trabalho surgiu da vivência prática, por parte do autor, dos assuntos abordados, da necessidade de adquirir e aprimorar mais conhecimento sobre este tema para posterior aplicação em ambiente de trabalho, e de uma afinidade natural com a área da gestão estratégica organizacional. Partindo de uma análise da evolução histórica e do panorama atual do mercado supermercadista brasileiro, percebe-se uma grande concentração de mercado nas mãos de poucas empresas, e uma parcela bem menor do mercado disputada arduamente por micro, pequenas e médias empresas. Esse cenário de intensa

Relacionados