Resumo - balanço do neoliberalismo - perry anderson

Páginas: 2 (331 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2012
O texto mostra a implantação de um sistema econômico político, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em países europeus e nos Estados Unidos, com ideias contra a social-democracia, que seinstalava nesse ambiente pós-guerra, Friedrich Hayek formula os princípios do neoliberalismo, que contava com ilustres adeptos da época.
O neoliberalismo pregava o poder do Estado sobre fatores econômicose monetários, o corte drástico de gastos com causas sócias, controle sobre os sindicatos, e que a desigualdade era saudável para o sistema, assim reduzindo o custo dos impostos para aqueles com altoslucros.
Com as mudanças de líderes nos países da OCDE – Organização Europeia para o Comércio e Desenvolvimento – e nos EUA, os ideias do neoliberalismo foram postos em pratica, tentando resgatar oantigo capitalismo que reinava antes da guerra. O movimento sindical perdeu força, a taxa de desemprego cresceu a desigualdade também, a tributação dos salários mais altos caiu 20% em média, e ondas deprivatizações se espalharam por esses países.
Um modelo que hoje luta – se para consertar, e motivo de preocupação em todo o mundo.
Uma das grandes vitorias conseguida pelo neoliberalismo foi àderrota do comunismo.
Economicamente, o neoliberalismo fracassou, não conseguindo nenhuma revitalização básica do capitalismo avançado. Socialmente, ao contrário, o neoliberalismo conseguiu muitos dosseus objetivos, criando sociedades marcadamente mais desiguais, embora não tão desestatizadas como queria. Política e ideologicamente, todavia, o neoliberalismo alcançou êxito num grau com o qual seusfundadores provavelmente jamais sonham, disseminando a simples ideia de que não há alternativas para os seus princípios, que todos, seja confessando ou negando, têm de adaptar-se a suas normas.Provavelmente nenhuma sabedoria convencional conseguiu um predomínio tão abrangente desde o início do século como o neoliberal hoje. Este fenômeno chama-se hegemonia, ainda que, naturalmente, milhões de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Balanço do neoliberalismo perry anderson
  • Resenha balanço do neoliberalismo perry anderson
  • O Balanço do Neoliberalsimo . ANDERSON, Perry (Resumo)
  • ANÁLISE E COMENTÁRIO DO TEXTO “BALANÇO DO NEOLIBERALISMO”, DE PERRY ANDERSON
  • Anderson, Pery
  • Resumo perry anderson
  • Resumo
  • Balanço do Neoliberalismo(resumo)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!