Resumo balanço de pagamentos

Páginas: 13 (3081 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
O Balanço de Pagamentos
Introdução
Numa economia aberta, a oferta agregada passa a ser composta não apenas pela produção doméstica, mas também por bens e serviços produzidos em outros países.

“No balanço de pagamentos, são registradas todas as transações econômicas que o país realiza com o resto do mundo, num determinado período de tempo, permitindo avaliar sua situação econômica em relaçãoa economia mundial.”
A estrutura do balanço de pagamentos
Residentes de um país, todas as pessoas, físicas ou jurídicas, que tenham esse país como seu principal centro de interesse.

“O balanço de pagamentos registra todas as transações entre residentes e não residentes de um país, num determinado período de tempo. Definem-se como residentes de um país, todas as pessoas físicas ou jurídicas,que tenham esse país como seu principal centro de interesse.”

Quando se trata de transações como exterior, os registros são todos efetuados em dólar norte americano, que é atualmente o meio de pagamento internacional.

Estrutura do balanço de pagamentos
1. Balança comercial
2.1 Exportações
2.2 Importações
2. Balança de serviços
3.3 Transportes: frete, seguros,etc.
3.4 Turismo e viagens internacional
3.5 Rendas de capital: remessa de lucros, lucros reinvestidos e juros
3.6 Serviços governamentais
3.7 Diversos
3. Transferências unilaterais
4. Saldo do balanço de pagamentos em transações correntes (1+2+3)
5. Movimento de capitais
6.8 Investimentos diretos
6.9 Reinvestimentos
6.10 Emprestimos efinanciamentos
6.11 Amortização de empréstimos
6.12 Capitais de curto prazo
6.13 Empréstimos de regularização
6.14 Outros capitais
6. Erros e omissões
7. Saldo total do balanço de pagamentos (4+5+6)
8. Variação das reservas
O balanço de pagamentos oferece uma estrutura bastante detalhada das operações que um país realiza com o resto do mundo.
A balançacomercial (grupo 1) registra a movimentação de mercadorias, ou seja, bens tangíveis. Seu saldo é dado pela diferença entre vendas de mercadorias efetuadas pelo país ao exterior (exportações 1.1) e compras de mercadorias efetuadas pelo país no exterior (importações 1.2). As exportações geram lançamentos a crédito, em quanto as importações geram lançamentos a débito nessa balança. Se as exportaçõesexcedem as importações, temos um superávit, e, ocorrendo o contrario, temos um déficit na balança comercial.
Existem duas maneiras de contabilizar as exportações e importações. A primeira diz respeito ao conceito FOB (do inglês free on board), que representa o valor de embarque da mercadoria. A segunda diz respeito ao conceito CIF (do inglês cost, insurense and freight) que inclui além do custopropriamente dito das mercadorias, os fretes e seguros relacionados a seu transporte. Na balança comercial, tanto as importações quanto as exportações, são registradas pelo seu valor FOB.
A balança de serviços (grupo 2) agrega as transações com intangíveis de modo geral. Por isso muitas vezes ela é chamada de balança de invisíveis. Tais transações incluem as receitas e despesas com transportes (2.1),as receitas e despesas decorrentes de viagens internacionais (2.2), as rendas de capital, ou seja, as remessas ou recebimentos de juros e lucros (2.3), os gastos com representações diplomáticas (2.4) e outros tipos de receitas e gastos, como os relacionados com patentes e roallytes (2.5). Cada vez que o país recebe divisas relacionadas a prestação de algum desses serviços, efetua-se um lançamento acrédito; cada vez que ele gasta divisas com qualquer desses serviços, efetua-se um lançamento a débito na balança de serviços.
Se o país recebe mais recursos relacionados com esses serviços do que os envia, tem-se um superávit na balança de serviços. Caso contrário, temos um déficit.
Os registros da balança de serviços podem ser classificados em duas categorias: (1) serviços de fatores,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Balanço de Pagamentos
  • Balanço de Pagamentos
  • Balanço de Pagamento
  • Balanço de pagamentos
  • Balanço de Pagamentos
  • Balanço de pagamentos
  • balanço de pagamentos
  • balanço de pagamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!