Resumo: aula e professor de português: uma reflexão a partir do imaginário dos alunos

Páginas: 2 (437 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2012
RESUMO: AULA E PROFESSOR DE PORTUGUÊS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO IMAGINÁRIO DOS ALUNOS

Propomos aqui uma reflexão sobre a avaliação, a partir de uma análise discursiva do professor de portuguêsenquanto sujeito. Interessa-nos olhar o modo como os professores se colocam frente a este processo, como se vêem diante desta situação.
A organização dos conteúdos da formação do professor devem serarticulados. As disciplinas teórico-científicas são necessariamente referidas à prática escolar, de modo que os estudos específicos desenvolvidos no âmbito da formação acadêmica sejam relacionados com osde formação pedagógica que tratam dos fins da educação e dos conteúdos históricos, sociais e políticos da escola. Do mesmo modo, os conteúdos das disciplinas específicas precisam ligar-se às suasexigências metodológicas, bem como as disciplinas de formação técnico prática não se reduzem ao mero domínio de técnicas e regras, mas implicam os aspectos teóricos, ao mesmo tempo em que favorecem ateoria, os problemas e desafios da prática. De forma que, pode-se dizer que a “formação profissional do professor constitui-se uma contínua interpretação entre teoria e prática, a teoria vinculada aosproblemas reais postos pela experiência prática e a ação prática orientada tecnicamente.
Tendo por base o exposto, infere-se que a formação profissional para o magistério exige uma formação técnicoprática consistente e, portanto, neste contexto, a Didática inscreve-se como mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente. Ela se apresenta como eixo central daformação docente, uma vez que propicia uma ponte entre o “o que” e o “como” do processo pedagógico.
Portanto, nenhum professor consegue criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticaseficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos se ele não compreender, com razoável profundidade e com a necessária adequação à situação escolar, os conteúdos das várias áreas do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reencontrando a historia a partir do imaginario do aluno
  • Convivência escolar uma reflexão a partir do ponto de vista do professor e do aluno
  • Reflexão sobre professor aluno
  • Ação e reflexão a partir da percepção de professores em formação
  • A relação professor
  • sou um professor e tenho um aluno surdo em sala de aula
  • Resumo do livro Aula de Português
  • Aluno, professor, escola e tecnologia educacional: uma reflexão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!