Resumo Aula de Visagismo Professora Charlene Dalbosco Tuiuti Curitiba

5577 palavras 23 páginas
1 Visagismo
No mercado de beleza, o que diferencia um profissional de estética com conhecimento do visagismo é sua sensibilidade. O profissional visagista é capaz de analisar a imagem de seu cliente e explicar o que ele expressa e por quê, indo além de descrever se a imagem da pessoa é bonita ou feia.
Como destaca Hallawell (2009) o visagismo gira em torna da pergunta: o que você deseja expressar? Quem é você? Qual é a sua identidade1? Sem responder essas perguntas o profissional de visagismo não consegue direcionar o seu trabalho e nem criar um estilo para o cliente. O estilo tem a personalidade da pessoa, e é individual.
O visagismo verifica a identidade da pessoa e destaca suas qualidades através do rosto e dos elementos que o envolvem. É um método de abordagem da morfologia facial, que permite a personalização da beleza através da maquiagem, do penteado, das linhas da sobrancelha, de acordo com regras claramente definidas. Porém, destaca-se também, que além das regras básicas a seguir de acordo com a morfologia do rosto, cor da pele, cabelo, olhos, o mais importante esta na psicologia comportamental, ou seja, a natureza da personalidade, que dita os gestos, a maneira de pensar e de reagir.
Poucas são as informações sobre o que Fernand Aubry pretendia quando criou o termo visagisme. Derivado de visage (rosto) em francês, por ter o sufixo ismo é destacado mais do que uma técnica e sim um conceito, um estilo, baseado numa filosofia. Desta forma, destaca-se que Aubry criou o método para aplicar esse conceito.
Vale destacar que Aubry, não criou o visagismo, ele criou a palavra visagismo e foi a primeira pessoa que tentou fazer esse trabalho nos salões, que antes se fazia pessoalmente. Aubry foi um dos primeiros a criar uma imagem personalizada, integrando e harmonizando o corte, o penteado e a maquilagem, evitando a uniformização da imagem, os padrões de beleza, construção de arquétipos, estereótipos2 e as imposições da moda e tendências. O conceito de

Relacionados