Resumo Aula 1 Mathilde ROQUIGNY

642 palavras 3 páginas
Resumo – Aula 1
Mathilde ROQUIGNY

Para entender melhor a situaçao economica atual, é importante de estudar a economia de uma perspectiva historica.
A economia como nos conhecemos atualmente, nasceu em 1776 com o inicio da revoluçao industrial na Europa. Fui a primera vez que os bens fui produçidos de maeira nao artesanal. Esta epoca fui o inicio do processamento de informaçoes et do processamento industrial que forma nossa economia global. Durante ese periodo, assistimos ao nascimento dos economistas, començado pelo Adam Smith. Em seu livro “As riquezas das naçoes”, Smith explica alguns principios economicos (com a lei da oferta e demanda). Ele é conciderado com o fundador da economia moderna.
Depois dele, numerosos economistas seguem um ao outro : David Ricardo, o fundador da economia liberal e depois Karl Marx que propos uma critica do capitalismo e que introdiziu o socialismo. O posterior era capaz de dar uma crítica muito interessante de seu ambiente economico e de seu mundo : um grupo de empresarios possuiram as riquezas e nao divisaram corretamente.
Nesta epoca, somos num mundo demandente : qualquer produto que você faz, alguma pessoa vai comprar ele. Mas a primeira Guerra Mundial deixou o mundo com a crise de 1929 e a quebra da bolsa de Nova york. A moeda nao valeu nada e preciseu de um carro de contas para comprar um pouco de pao. Fui a peor crise do mundo que empobreciu os povos e trazido o facismo na Europa. A continuação fui a Segunda Guerra Mundial e seus setenta milhoes de mortes.
Em 1945, os Estados Unidos se tormam os grandes fornecedores de recursos e de insumos para a reconstruçao da Europa e do Japao. Eles inondaram o mercado mundial com dinheiro para criar uma nova ordem mundial e erradicar o socialismo russo. E o inicio da guerra fria.
Do ponto de visto economico, os EUA emitiram muito mais moeda que fui permitido por os acordos de Bretton Woods. Estes acordos planejaram um sistema artificial para limitar a produção de moeda corrente de

Relacionados