Resumo - ateoria de thomas malthus

296 palavras 2 páginas
Andreza de Oliveira e Geraldo de Souza

A TEORIA DE THOMAS MALTHUS (1766 – 1834)
Thomas Malthus foi um sociólogo, economista inglês, sacerdote da Igreja Anglicana. É considerado o pai da demografia devido a sua teoria de controle do aumento populacional, que ficou conhecida como teoria malthusiana.
Publicou várias obras, que exerceram ampla influência em diversos campos do pensamento e forneceram a chave para as teorias evolucionistas de Darwin e Wallace.
No entanto, sua obra mais conhecida é “Um Ensaio sobre o Princípio de População”, publicada em 1798. Essa obra se baseava basicamente em dois postulados: o crescimento da população e a produção de alimentos. Nela, Malthus extraiu das estatísticas disponíveis em seu tempo a conclusão de que a produção de alimentos só cresce em progressão aritmética, enquanto a população tende a aumentar em progressão geométrica. Anteviu também que um dia as possibilidades de ampliação da área cultivada estariam exauridas, porque todos os continentes estariam inteiramente ocupados pela agropecuária e, no entanto, a população do planeta ainda continuaria crescendo.
A consequência desses postulados seria a miséria da população mundial, e a própria natureza interviria tentando corrigir por meio de guerras, epidemias, disputas de território, reduzindo drasticamente a população. Malthus, que além de economista era pastor da Igreja Anglicana, na época contrária aos métodos anticoncepcionais, propunha que as pessoas só tivessem filhos se possuíssem terras cultiváveis para poder alimenta-los.
Atualmente, constata-se que as previsões de Malthus não se consolidaram. E a falha da sua teoria está justamente em ele não ter previsto os avanços da tecnologia, pois a produção de alimentos aumentou graças ao desenvolvimento das indústrias que mesmo considerando uma área fixa de cultivo, a quantidade produzida aumentou, uma vez que a produtividade (quantidade produzida por área) também vem aumentando ao longo das

Relacionados

  • Teoria do pensamento economico
    2399 palavras | 10 páginas