Resumo As regras do método sociológico Émile Durkheim

Páginas: 2 (419 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
No livro As regras do método sociológico Émile Durkheim descreve uma metodologia para o estudo da Sociologia, define as regras de observação dos fenômenos sociais, o que segundo ele não havia sidofeito por nenhum sociólogo anteriormente.
Para Durkheim o objeto de estudo da Sociologia são os fatos sociais e ele define o fato social como certas maneiras de agir e pensar que são exteriores aosindivíduos e se impõem a estes através da coerção. Para se observar estes fatos é necessário que eles sejam tratados como coisas, já que são comuns a todos os membros de um grupo e exteriores poisexistem independentemente de sua vontade, assim o pesquisador deve tratá-los enquanto realidade externa à sua consciência.
O pesquisador deve definir precisamente as coisas de que ira tratar em seuestudo a fim de que ele saiba bem o que deve explicar, o sociólogo deve se esforçar por considerar os fatos sob um ângulo em que eles se apresentem isolados das suas manifestações individuais, ointeresse do sociólogo está nas características coletivas comuns, exteriores e fixas , por isso se importa com as instituições e regras fixas da sociedade. A neutralidade em relação ao objeto depesquisa, se afastar das sensações (pois estas podem ter caráter muito subjetivo) é fundamental no método de Durkheim já que este tem por excelência a objetividade.
Durkheim identifica também à existência dedois tipos de fatos sociais:
"Aqueles que são o que devem ser e aqueles que deveriam ser diferente daquilo que são, os fenômenos normais e fenômenos patológicos.” (p. 41).
O patológico é vistocomo algo que muda a funcionalidade da sociedade e o normal como aquilo que permanece nessa funcionalidade. Durkheim exemplifica esta questão através de uma analise sobre o crime, para ele o crime é umfenômeno normal, geral para todas as sociedades e útil para manter a coesão social, ainda que detestável é um fenômeno inevitável e só torna-se patológico quando atinge dimensões exageradas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo de "As regras do método sociológico", de Émile Durkheim
  • As Regras do Método Sociológico
  • As Regras do Método Sociológico – Émile Durkheim
  • As regras do método sociológico – Émile Durkheim
  • Regras do método sociológico de Émile Durkheim
  • Resumo
  • Resenha as regras do método sociológico de emile durkheim
  • Fichamento de "as regras do método sociológico"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!