RESUMO: AS MULHERES NAS ESCOLAS DE ENGENHARIAS BRASILEIRAS: HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E FUTURO

Páginas: 2 (427 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
AS MULHERES NAS ESCOLAS DE ENGENHARIAS BRASILEIRAS: HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E FUTURO.

Com o afastamento das mulheres do meio intelectual propiciou a ausência das mulheres em diversas áreas deconhecimento. Com o acesso a educação seu lugar na sociedade foi mudando, embora tenha crescido o numero de mulheres nos cursos de exatas nos últimos anos ainda é critico o numero que se tem relato daparticipação das mulheres em determinados cursos.
No Brasil atualmente a media de professoras e pesquisadoras nas áreas como engenharia e a ciência da computação e aproximadamente 25%, as mulheres estão maispresentes nas áreas das humanas.
O artigo discuti os censos 2002 e 2004 divulgados pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) especialmente aos que se referem da área das exatas.
As mulherescontinuam realizando seu papel tradicional dentro de casa, algo que deveria ser mais valorizado pela sociedade.
Consultado professoras e pesquisadoras da área das exatas e elas consideraram a engenharia deperfil masculino e a medicina, psicologia de perfil feminino, não quer dizer que uma carreira seja mais masculina ou feminina que outra, mas que os valores que as construíram tem imbricados a historiae a cultura de homens e mulheres.
No Centro Tecnológico da Universidade Federal e Santa Catarina (CTC/UFSC), dos 348 professores, há 51 mulheres, que representam menos de 15% do total, abaixo damedia dos estados analisados, inclusive o de Santa Catarina (2005). A área das exatas são as que menos tem professoras, proporcionalmente ao total de docentes. Ao avaliar a distribuição dospesquisadores segundo a idade e gênero, a maioria das mulheres estavam entre a faixa etária de 24 a 29 anos e mais uma vez a condição de líder vai diminuindo. Pesquisadores veem a idade como uma das variáveis quemais influenciam a presença feminina, no entanto eles não veem como a razão fundamental e sim a razão maior são as desigualdades.
Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina são as unidades da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As Mulheres nas Escolas de Engenharia Brasileiras
  • Resumo Historia da Educação Brasileira
  • Resumo da historia do negro na educação brasileira
  • A educação da mulher brasileira um breve olhar na história
  • Relação entre escola,estado,sociedade na história da educação brasileira
  • A INCLUSÃO DA MULHER BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO
  • A TRAJETÓRIA DA MULHER NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.
  • O futuro dos pedagogos historia da educaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!