Resumo- : as invasões bárbaras

Páginas: 11 (2745 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2011
Resumo Síntese do Livro: As Invasões Bárbaras
Para um romano, bárbaro, era alguém de civilização primitiva e com linguagem desconhecida. Há casos como os persas, que fogem a regra, os demais tais como: Alamos, nômades da África Árabes do Deserto e outros são todos “Bárbaros”. Dentre eles os Germanos são os mais próximos e inquietos. Os diferentes povos Germanos: A leste o Godos vindos doBáltico para a Ucrânia no século III, estão divididos, aleste e a oeste do Deniepre, em Ostrogodos e Visigodos. A oeste os Alamanos, formando diversas populações (Sicambros, Chamaves, Brúcteres, Chates, etc .., os Francos dividem em dois grupos, na margem do Reno, mais tarde chamados de “Ripuários e Sálios”. Para os germanos na existia estado, e sim clã, tribos e família, que é base da vida política esocial. Uma vez por ano as tribos se união para tratar da guerra os conflitos entre tribos. A tribo era o seio da sociedade Germânica, onde era governada por aristocracia de nascimento, que possuía a maior parte das terras, era divida em homens livres, com armas, que tinham opinião nas reuniões, depois vinham os escravos, prisioneiros e de guerra ou devedores, mais estes tinham possibilidades depassar a homens livres. O casamento germânico era feito mediante dote oferecido pelo pretendente aos pais da mulher.
O germânico era um camponês e um soldado, viviam do pastoril e da agricultura, porem estavam sempre prontos para atacar. A data das colheitas põe fins as guerras. Suas casas eram de madeiras e taipas, seus vestuários eram de lã ou pele. A indústria germânica era modesta, mas até hojecausa admiração em ferreiros. Fabricaram ainda objetos e olaria, carros e embarcações.
Quanto a religião, adoravam essencialmente a natureza e sua forças, para eles a natureza era um campo de batalha onde os Deuses de defrontavam. O culto era simples: no cume de uma montanha ou junto a um arvore, realizado em certas datas, com sacrifícios de animais ou humanos. Não acreditavam na morte, aqulesque morriam no campo de batalha partilhamvam da vida dos deuses no Walhalla.
A vida intelectual e artística, é difícil de falar porem durante os banquetes sob efeito de cerveja, improvisavam canções onde sugiram mitos como Nibelungenlied e Beowulf. Estia a escrita runas. Também as inscrições rúnicas, nas armas, jóias ou pedras que tinham um papel decorativo e mágico. A maior manistesfaçãoartística eram as fivelas em formas de aves ou redondas.
O império Romano no século IV,era divido em grandes dioceses: Ao sul a diocese e a província da África, ainda no sul o Egito sem ser uma diocese forma uma unidade política suja capital era Alexandria, e era uma das maiores do império. Ao leste os limes siriano protege a diosece Oriente “Ásia Menor, Síria, Palestina”. (contra ataques dosnômades sarracenos e exercito persa). A nordeste do mar Negro é cercado pelas três ultimas dioceses do oriente: Asia, Ponto e Trácia. Nesta região Constantinopla, fundada em 330, é o escudo helenístico contra os Bárbaros. O Danúbio é fronteira natural entre bárbaros e romanos nos Bálcãs, onde estavam duas dioceses da Dácia e da Macedônia e depois pela da Panónia. Tinham ainda as dioceses italianas,a da Gália divida em duas: Vienense, entre o Loire médio e os Alpes e diocese das Gálias, do Loire ao Reno, havia ainda a ia dos Alpes Bávaros ao Apenino e cuja capital era Milão. Tinham ainda duas ultimas: A da Bretanha (futura Inglaterra), onde se localizava a muralha de Adriano com dois grandes centros militares Iorque e Londres, e a ultima a Espanha. Constantinopla torna se o eixo essencial,onde fazem trocas culturais e comercias. Com tantas capitais de dioceses Roma já não predomina como antes. Corre o risco de divisão o Império ao defender - se dos Bárbaros. Os imperadores Diocleciano e Constantino criaram logo após a anarquia militar (235-285) uma nova organização, chamada pelos historiadores de “baixo império” isto serviu para retardar a queda do império. Institui-se a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • Breve resumo sobre a queda de roma e as invasões bárbaras
  • Invasões Barbáras
  • Invasões Bárbaras
  • Invasões bárbaras
  • Invasões barbaras
  • As invasões barbaras
  • as invasoes barbaras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!