Resumo: as funções sociais da escola

Páginas: 12 (2783 palavras) Publicado: 1 de maio de 2011
IESSB-INSTITUTO DE EDUCAÇAO SUPERIOR E SERVIÇO SOCIAL DO BRASIL
CURSO: HISTÓRIA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA GERAL

DENIS MORAES DA SILVA



RESUMO

TRABALHO APRESENTADO COMO REQUISITO DE AVALIAÇAO PARA OBTENCAO DA NOTA DO 2º NPC SOB A ORIENTAÇAO DA PROFESSORA RAMUNDA CALIL.

SÃO CAETANO DE ODIVELAS-PA
2010
CAPÍTULO 1
AS FUNÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA: DA REPRODUÇÃO ÀRECONSTRUÇÃO CRÍTICA DO CONHECIMENTO E DA EXPERIÊNCIA

EDUCAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO

A educação, num sentido amplo, cumpre uma iniludível de socialização, desde que a configuração social da espécie se transforma em um fator decisivo da hominização e em especial da humanização do homem.
A espécie humana, constituída biologicamente como tal, embora instrumentos, artefatos, costumes, normas, códigos decomunicação e convivência como mecanismos imprescindíveis para a sobrevivência dos grupos e da espécie. Este processo de aquisição por parte das novas gerações das conquistas sociais – processo de socialização – costuma denominar-se genericamente como processo de educação.
Nos grupos humanos reduzidos e nas sociedades primitivas, a aprendizagem dos produtos sociais, assim como a educação dos novosmembros da comunidade aconteceram como socialização direta da geração jovem, mediante a participação cotidiana das crianças nas atividades da vida adulta.
Para suprir tais deficiências surgem desde o início e ao longo da história diferentes formas de especialização no processo de educação ou socialização secundaria (tutor, preceptor, academia, escola religiosa, escola laica...), que conduziram aossistemas de escolarização obrigatória para todas as camadas da população nas sociedades industriais contemporâneas.
A função da escola, concebida como instituição especificamente configurada para desenvolver o processo de socialização das novas gerações, aparece puramente conservadora: garantir a reprodução social e cultural como requisito para a sobrevivência mesma da sociedade.
Por outrolado, a escola não é a única instância social que cumpre com esta função reprodutora; a família, os grupos sociais, os meios de comunicação são instâncias primarias de convivência e intercâmbios que exercem de modo direto o influência reprodutor da comunidade social.
De qualquer forma, como veremos ao longo deste capítulo, o processo de socialização das novas gerações nem é tão simples, nem podeser caracterizado de modo linear ou mecânico, nem na sociedade, nem na escola. O delicado equilíbrio da convivência nas sociedades que conhecemos ao longo da historia requer tanto a conservação quanto a mudança, e o mesmo ocorre com o frágil equilíbrio da estrutura social da escola como grupo humano complexo, bem como as relações entre esta e as demais instâncias primarias da sociedade.

CARATERPLURAL E COMPLEXO DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO NA ESCOLA
Dentro deste complexo e dialético processo de socialização que a escola cumpre nas sociedades contemporâneas, é necessário aprofundar a análise para compreender quais são os objetivos explícitos ou latentes do processo de socialização e mediante que mecanismos e procedimentos ocorrem.
Parece claro para todos os autores e correntes dasociologia da educação que o objetivo básico e prioritário da socialização dos alunos/as na escola é prepará-los para sua incorporação no mundo do trabalho.
Como veremos ao longo deste capítulo, não é fácil definir o que significa, em termos de conhecimentos, disposições, habilidades e atitudes, preparar os alunos/as para sua incorporação não-conflitante no mundo do trabalho, especialmente emsociedades pós-industriais.
De qualquer forma, é importante indicar que a preparação para o mundo do trabalho requer o desenvolvimento nas novas gerações, não só, nem principalmente de conhecimentos, idéias, habilidades e capacidades formais, mas também da formação de disposições, atitudes, interesses e pautas de comportamento.
A segunda função do processo de socialização na escola é a formação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!