Resumo:as expressões ideoculturais da crise capitalista na atualidade e sua influência teóricopolítica (ivete simionatto)

Páginas: 4 (821 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014
Mª do Carmo
Gestão Social é a gestão das ações sociais públicas. É a gestão das necessidades e demandas dos cidadãos. Os programas sociais, as políticas sociais e os projetos são canais e respostasa estas necessidades e demandas - que surgem dos fatores macrossociais e econômicos, estruturais do sistema vigente e que pressionam por novos modos de gestão da política social, - são reconhecidascomo legítimas, constituindo-se em direitos e estes se apresentam como fundamento da política pública, estas se efetivam quando se constituem em interesse do Estado.
Porém a cidadania de todoscontinuam na pauta das lutas políticas, pois as desigualdades sociais não desapareceram e continuam presente entre os destituídos de direito.
As prioridades das políticas públicas nascem na sociedade civil,mas são decididas pelo Estado. Portanto estão em constante tensão. Vão ter atenção do Estado a medida em que os grupos e movimentos da sociedade as demandam rigorosamente (adensando as forças epressões, introduzindo-as na área política).
Gestão Social no WelfareState: Gestão centralizada no Estado-Nação; políticas sociais universalistas, processadoras de serviços padronizados, inspirados nosideais igualitarista de atenção aos cidadãos; gestão hierarquizada e setorização da política social; consolidação da sociedade salarial, com a generalização e mundialização da figura do trabalhadorassalariado; primazia do Estado regulador.
80-90- tendência ao desmonte do propósito essencial da política social de direito: sua oferta universalista e distributivista.
A gestão social na ondaneoliberal: Estado mínimo. Mercado que tem que regularizar, surgindo privatizações. WelfareState dualizado, ou seja, o mercado cuida dos que tem poder de compra e deixa mais vulneráveis sob a responsabilidadedas instituições locais, municípios ou pela solidariedade privada, voltada para atender precariamente os marginalizados.
Duas ordens de tensão movimentam e formatam a gestão da política social...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Simionatto ivete
  • Resumo As expressões ideoculturais da crise capitalista na atualidade e sua influência teórico-prática. Ivete Simionatto
  • As expressões ideoculturais da crise capitalista na atualidade e sua influência teórico política
  • Fichamento Expressoes Socioculturais Da Crise Capitalista Na Atualidade
  • Simionatto ivete
  • Crise capitalista
  • CRISES CAPITALISTAS
  • crises capitalistas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!