Resumo: Artigo “PSICOLOGIA ESCOLAR: PSQUISA E INTERVENÇÃO” – Claisy Maria Marinho-Araujo

1172 palavras 5 páginas
“PSICOLOGIA ESCOLAR: PSQUISA E INTERVENÇÃO” – Claisy Maria Marinho-Araujo

PERCURSOS HISTÓRICOS
No período da Primeira República, os profissionais da Psicologia Escolar no Brasil eram europeus que conduziam a vertente experimental da Psicologia de forma a alimentar os ideais capitalistas nas questões educacionais e sociais vigentes. Os estudos em laboratório tiveram pouca repercussão, pois eram realizados por poucos profissionais e tinham pouca expressividade.
De 1930 a 1960, a ciência psicológica consolidou-se de forma a dar sustentação às orientações ideológicas vigentes.
Na década de 1960, o psicólogo na escola cuidava de ajustar os alunos às normas e condutas escolares vigentes, criadas pela classe dominante, para alimentar sua ideologia (também dominante) e seu sistema econômico.
Na década de 1970, a Psicologia Escolar refletia aspectos da Psicologia, como o ajustamento e remediamento de problemas escolares. Ainda na década de 70, foram realizadas fortes criticas a essa forma de atuação do psicólogo e foram redefinidas as referencias teóricas para a sustentação da atividade profissional do Psicólogo. Foi também em 70 um grande momento para a Psicologia Escolar reformular seus objetivos, como: levar em consideração a questão biológica como explicação para a dificuldade de aprendizagem e desconsiderar (em meio à avaliação do aluno), a instituição e suas relações sociais.
Na década de 80 e posteriores, aconteceram transformações socioeconômicas que auxiliaram nessa transformação da Psicologia e em sua relação com a educação. O Psicólogo se juntou a outros profissionais e começaram a ocorrer eventos científicos, encontros de conselhos, sindicatos, entre outros movimentos de organização social.
Psicologia e Educação possuíam diferentes posições ideológicas, entretanto, teorias, pesquisas e formas de intervenção profissional que influenciam ambas as áreas fazem com que aconteça uma interdependência entre estas duas áreas.
Nos últimos 20 anos aconteceram

Relacionados