Resumo_Artigo_RefloUrbano

336 palavras 2 páginas
REFLORESTAMENTO URBANO EM CURITIBA
Lia Liberal e Amanda Pott

Resumo:
O homem urbano reconhece a existência de árvores ao seu redor, porém não se conscientiza da importância e relevância para a manutenção da vida nos espaços urbanos, como a presença das mesmas nas ruas, residências e parques. Muitas vezes o meio ambiente se encontra com a resistência da população no plantio e manutenção de árvores nas grandes cidades.
O mundo globalizado trás consigo muitas tecnologias nos mais distintos aspectos; inclusive na aceleração dos processos de urbanização, em muitas localidades este processo não acompanha o planejamento das cidades, entrando em conflito com o meio ambiente. O bem estar dos seres humanos nas metrópoles, esta ligado ao meio onde vivem, com diversos fatores contribuintes para o desgaste, fadiga e estresse.
O objetivo deste artigo é compreender a importância das florestas urbanas, integrando o sistema natural ao antropogênico, além de propor possíveis soluções a respeito do reflorestamento das cidades e capitais, como a de Curitiba, Paraná.
A floresta urbana é de suma importância para a manutenção do equilíbrio ambiental e do bem estar de vida da população, a ela esta incumbida à tarefa de manter o equilíbrio atmosférico regional, promovendo umidade no ar e prevenindo a formação de ilhas de calor devido ao superaquecimento do asfalto e concreto sobre as cidades. Assim como a preservação de espécies nativas de plantas e animais, os quais possuem importância para estudos e pesquisas, promoção de qualidade de vida a população, áreas de lazer, sombra e bloqueio de ventos. Um dos meios mais eficientes para a compreensão da importância da preservação da floresta urbana e do reflorestamento urbano é a educação, não apenas da população através de programas, mas sim, na construção do individuo, tornando-o consciente, crítico e responsável pelo meio onde está inserido.
O motivo para implantar um sistema de verde urbano baseado no estabelecimento de árvores bem

Relacionados