resumo artigo origem da síndrome metabolica

Páginas: 6 (1376 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Centro de Ciências Agrárias
Curso: Ciência e Tecnologia de Alimentos
Disciplina: Genética Básica
Docente: Norma Machado
Discentes: Douglas Sardá
Luana Kaline


Resumo do artigo científico Origem da Síndrome Metabólica:
Aspectos genético-evolutivos e nutricionais

DOUGLAS

Slide 2
Em se tratando de evolução Humana, desde operíodo Paleolítico o genoma Humano continua basicamente o mesmo, o que vem mudando são os hábitos alimentares e estilo de vida do homem pós-Revolução Industrial. O homem Pré-histórico era essencialmente caçador, coletor e nômade.
Slide 3
O aumento da expectativa de vida e a mudança de estilo de vida não acompanhada de mudanças genéticas e fisiológicas são os grandes promotores de doençascrônicas como Síndrome Metabólica, Alzheimer, entre outras.
Slide 4
A história evolutiva do homem está intimamente ligada à procura, seleção e consumo do alimento, assim como mudanças comportamentais e anatômicas. Talvez o bipedalismo tenha surgido como uma postura para alimentação, uma vez que possibilitava o acesso a alimentos antes não alcançados. O bipedalismo, nesse contexto, pode ser visto comouma das primeiras estratégias na evolução nutricional Humana, pois teria reduzido substancialmente o número de calorias despendidas na coleta de alimentos.
Houve também a expansão do cérebro dos Hominídeos devido a adotarem uma dieta rica em calorias e nutrientes provenientes principalmente de alimentos de origem animal, como leite, carnes e ovos.
Realmente, a nutrição é um dos fatoresambientais de maior importância no processo evolutivo. Entretanto, a genética determina a suscetibilidade a doenças, enquanto que fatores ambientais determinam qual indivíduo, geneticamente suscetível será afetado.
Slide 5
Desde a Revolução Agrícola o genoma Humano não mudou, já nossa dieta difere muito daquela para qual nossos genes foram selecionados, essencialmente no que diz respeito ao tipo, àquantidade de ácidos graxos essenciais e à constituição oxidante dos alimentos. A maior mudança ocorreu nos últimos 150 anos, principalmente no tipo e ingestão de gorduras e vitaminas C e E.
A Revolução Agrícola introduziu na dieta Humana uma enorme variedade de alimentos, principalmente cereais, o que também alterou a maneira como o alimento era tratado, já que esses alimentos precisavam serprocessados e cozidos antes do consumo, o que também altera sua estrutura química. A introdução desses novos alimentos, aliada ao processo dado a eles, pode ser responsável em termos genético-evolutivos, pelo desencadeamento de mecanismos fisiopatológicos, já que nossos genes estão adaptados a outro modelo de dieta e gasto energético.
Slide 6
Na dieta do período final do Paleolítico, alguns autoresestimam alta ingestão de proteína, cálcio, potássio e ácido ascórbico, e baixa ingestão de sódio. Enquanto o que se percebe atualmente é justamente o contrário: alta ingestão de gorduras saturadas, trans, ômega-6 e cereais; baixa ingestão de gorduras: ômega-3, carboidratos complexos, fibras, frutas, verduras, proteínas, antioxidantes e cálcio; além de baixa atividade física.
Slide 8
Devido àglobalização gerada pela cultura de massa, o padrão alimentar das populações tem sofrido transformações que fortalecem o desenvolvimento de hábitos alimentares inadequados. Esse conjunto e modificações no padrão alimentar tende a interferir na homeostasia corporal, causando desequilíbrio no aparato fisiológico e, por consequência, doenças e mortalidade precoce.
Isto porque o homem não estágeneticamente adaptado para alta ingestão de calorias e baixo gasto energético (sedentarismo), e a tendência é que essa energia se acumule no organismo sob forma de gordura, podendo ocasionar doenças crônicas como obesidade. O problema da obesidade é que uma parcela dos indivíduos obesos apresenta um quadro de morbidades conhecido como “Síndrome Metabólica” (SM).


LUANA
Slide 10
A SM é um distúrbio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Origem da síndrome metabólica: aspectos genético-evolutivos e nutricionais
  • Síndrome metabólica
  • Síndrome metabólica
  • Sindrome Metabolica
  • Síndrome metabolica
  • sindrome metabolica
  • SÍNDROME METABÓLICA
  • Sindrome metabolica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!