Resumo Artigo Análise do comportamento de NDVI e NDWI para a cultura da soja no município de Tupanciretã-RS nas safras de 2000-2001 e 2004-2005 Angela Pires Jardel Coelho Mariele Duarte

1339 palavras 6 páginas
Análise do comportamento de NDVI e
NDWI para a cultura da soja no município de Tupanciretã- RS nas safras de 20002001 e 2004- 2005
Angela Pires
Jardel Coelho
Mariele Duarte

Introdução
Atualmente a soja apresenta- se como uma das culturas mais importantes para a economia no Brasil.





O Brasil produziu no ano, de 2003 cerca de 51,4 milhões de toneladas de grãos (CONAB).
Segundo maior produtor mundial.
No Brasil o estado de RS se destaca como maior produtor de soja, o município de Tupanciretã em
2010 (IBEGE,2012b).



O período de safra é entre setembro e maio, sendo que a semeadura é no final de outubro a meados de dezembro, isso faz com que a cultura esteja em seu pleno desenvolvimento entre o final de janeiro à início de março.

Por ter este calendário agrícola, a separabilidade espectral da soja, em relação as outras culturas e uso das terras se torna mais clara, principalmente na região do infravermelho próximo, o que favorece seu mapeamento. Porém a falta de chuva, podem modificar a resposta espectral das plantas. Tais diferenças podem ser percebidas pelos NDVI e NDWI.


NDVI ou IVDN →(Índice de Vegetação por
Diferença Normalizada) é um índice utilizado principalmente em estudos de cunho ambiental, que nos permite fazer análises, em diversas escalas, sobre a cobertura vegetal de determinada região.
No qual a vegetação se destaca, em função da razão entre as bandas do vermelho e infravermelho próximo. ●

NDWI ou IDNA→ (Índice de Diferença
Normatizada da Água) é utilizado para o mapeamento de águas superficiais, realçando a presença das mesmas em imagem obtidas no sensoriamento remoto. Desta forma este índice tem destacado no monitoramento do comportamento hídrico. Este se utiliza das bandas do infravermelho próximo e médio, o qual permite estimar a quantidade de água em determinada cultura.

Objetivo
Analisar o comportamento do NDVI e do NDWI da cultura da soja no

Relacionados