Resumo Arperção Térmica - Metalização

479 palavras 2 páginas
Asperção Térmica - Metalização:
Consiste na aplicação de um revestimento, metálico ou não metálico, usando-se uma pistola de asperção ou metalização.
Uma pistola de metalização apresenta uma chama oxi-acetilênica e é alimentada com fio ou pó do material metálico a ser usado como revestimento. A liga ou o metal é aquecida até a fusão e por meio de ar comprimido é projetada em um substrato adequadamente preparado. Quando as partículas metálicas tocam o substrato, se solidificam, ligando-se à superfície metálica a ser protegida, em camadas lamelares. O aquecimento também pode ser feito por arco elétrico ou voltaico. Para materiais ou compostos metálicos de pontos de fusão elevados é usado o processo de plasma. Esse processo é usado para depositar entre outros materiais, tântalo, molibdênio, ligas de cobalto, alumina, óxido de zircônio e carbetos de boro e de tungstênio, visando-se a proteção contra corrosão ou contra a abrasão.
A metalização é muito usada para diversos fins como recuperação de peças gastas, aplicação de revestimentos duros e também para proteção contra corrosão. Os principais metais usados nesses processos são: zinco, alumínio, estanho, chumbo, cobre, cromo, níquel, latão e aço inoxidável.
A superfície deve ser bem preparada para garantir firme aderência do revestimento, usando-se, por exemplo, o jateamento abrasivo.
Em alguns casos, na proteção contra a corrosão, procura-se combinar a metalização com a pintura, com o objetivo de aumentar a durabilidade do revestimento e também diminuir a porosidade do metal depositado.
Eletrodeposição:
Processo comumente utilizado, pois se consegue revestimento muito fino e relativamente livre de poros. É economicamente importante porque se consegue proteção adequada com uma camada bem fina, diminuindo o custo.
Utiliza-se geralmente a eletrodeposição para revestimento com ouro, prata, cobre, estanho, níquel, cádmio, cromo e zinco.
Nesse processo, o material a ser protegido é colocado como cátodo de uma cuba

Relacionados